PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA BETANIA CORREIA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA BETANIA CORREIA DE OLIVEIRA
DATA : 12/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: CEDU - online
TÍTULO:

PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: um olhar Ecoformador para o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental I


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas de Aprendizagem Integradoras. Sala de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial e inclusiva. Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Questionamo-nos: as Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inclusivas na Sala de
Recursos Multifuncionais podem promover a aprendizagem e a inclusão do educando
do Atendimento Educacional Especializado do Ensino Fundamental I? Portanto, como
objetivo principal: Investigar as práticas de Aprendizagem Integradoras e Inclusivas (na
perspectiva ecoformadora) e suas implicações na Sala de Recursos Multifuncionais na
inclusão dos estudantes do Atendimento Educacional Especializado do ensino
fundamental I, em uma instituição no município de Maceió – AL. Trata-se de uma
pesquisa de abordagem qualitativa exploratória que traz como principal caminho
metodológico a pesquisa-ação. Como ferramentas para coleta de dados serão utilizadas
entrevistas semiestruturadas com os participantes (professores do ensino regular e
profissionais de apoio escolar (PAEs). a observação participante e o diário de bordo das
atividades realizadas no dia a dia da SRM por um período de 3 meses. A relevância
desse estudo se faz pela possiblidade de construir novos conhecimentos e buscar
investigar novas estratégias de aprendizagem acolhedoras e inclusivas visando favorecer
a aprendizagem e a inclusão do estudante do Atendimento Educacional Especializado
(AEE), além de possibilitar a disseminação de propostas pedagógicas inovadoras na
Sala de recursos multifuncionais (SRM). Como referencial teórico de base faremos uso
de Alves (2015, 2016, 2022), Edgar Morin (2011, 2015), Cândida Moraes entre outros.
A análise de dados será feita a luz da Análise de Conteúdo, de cordo com Bardin
(2016), cujas categorias construídas serão interpretadas a partir dos operadores
cognitivos da complexidade. Os resultados esperados com esta pesquisa são a
possibilidade de construção de novos conhecimentos, contribuir com a garantia dos
direitos de aprendizagem e inclusão dos discentes da educação especial, assim como,
auxiliar no trabalho de equipes multidisciplinar que acompanham os educandos do AEE
(fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicoterapeuta, neuropediatra e terapeuta ocupacional),

E, quiçá, contribuir de forma geral com trabalho dos profissionais das Salas de Recursos

das escolas públicas do município de Maceió.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno(a) - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Externo(a) à Instituição - NADIA APARECIDA BOSSA
Notícia cadastrada em: 17/11/2023 14:47
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 16:55