PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: MARIA DORIS ARAUJO SANTOS

DISCENTE : MARIA DORIS ARAUJO SANTOS
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Auditório do Cedu

REFLEXÕES METALINGUÍSTICAS SOBRE A ABORDAGEM DOS PRONOMES EM LIVROS DIDÁTICOS DO 4º e 5º ANO

Anos iniciais; Língua Portuguesa; Livro didático; Metalinguística; Pronomes.

Esta dissertação tem como objetivo investigar em que medida a abordagem de pronomes em atividades gramaticais, de livros didáticos do 4º e 5º ano – Anos iniciais, contribui para que os alunos realizem reflexões metalinguísticas ao utilizá-los. Para isso, busca-se respostas às perguntas centrais, como são abordados os pronomes pessoais do caso reto e os pronomes demonstrativos, nas propostas de atividades gramaticais, em livros didáticos do 4º e 5º ano – do Ensino Fundamental I? Tal abordagem contribui de forma efetiva para que os alunos realizem reflexões metalinguísticas? A investigação em relação aos pronomes pessoais e demonstrativos se justifica, por serem duas categorias funcionais e que corroboram de um modo eficaz para o estudo, estruturação/organização e relações de significados presentes em um texto; em vista disso, necessitam ser utilizados por alunos dos anos iniciais, para que possam, desde cedo, aprenderem a construir textos claros e fluidos, analisando a importância desses elementos linguísticos. Delineou-se também objetivos específicos, dentre os quais: i) averiguar em quais práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC, para os Anos iniciais, são contemplados os pronomes e o que se espera que os alunos aprendam em relação à essa classe de palavra; ii) contrastar se as habilidades requeridas aos alunos, nos livros didáticos do 4º e 5º ano, em relação ao aprendizado dos pronomes, estão em consonância ou não com as habilidades propostas pela BNCC; iii) analisar se quando os pronomes são contemplados nas atividades gramaticais, eles aparecem em frases isoladas ou descontextualizadas; iv) analisar se nas atividades gramaticais são explicitadas as funções anafóricas dos pronomes, visando as relações discursivas estabelecidas no texto. Trata-se de uma pesquisa documental, segundo Flick (2009), de natureza qualitativa, de acordo Chizotti (2010), resultando em uma pesquisa descritivo-analítica. Para fundamentação teórica, debruçou-se em pesquisadores que investigam a Língua Portuguesa, os pronomes e os gêneros discursivos, tomando como base as perspectivas normativa, funcionalista, a linguística textual e os estudos metalinguísticos: Almeida (2009); Lima (2011); Abreu (2018); Neves (2011); Antunes (2007; 2014); Bortoni-Ricardo et. al (2019); Castilho (2000; 2012); Possenti (1996); Koch & Elias (2011); Marcuschi (2008; 2010); Myhhil (2000; 2005), dentre outros. Os resultados parciais apontam que os pronomes pessoais do caso reto e os pronomes demonstrativos são empregados, sobretudo, como elementos de identificação e substituição de sintagmas nominais e verbais. Ademais, são propostas frases e trechos nos quais os pronomes aparecem desvinculados de seus contextos discursivos. Entretanto, quando se pretende que os alunos utilizem os pronomes pessoais e demonstrativos, como elementos anafóricos, as questões elaboradas não possibilitam que os estudantes realizem reflexões acerca dos usos desses pronomes, para a construção de sentido e de significados.

Presidente - 1349860 - MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE
Interno(a) - 2217140 - VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE
Externo(a) à Instituição - NÁDSON ARAÚJO DOS SANTOS - UFAC
Notícia cadastrada em: 22/11/2023 16:45