PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: DARLAN DO NASCIMENTO LOURENCO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DARLAN DO NASCIMENTO LOURENCO
DATA : 14/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU/UFAL
TÍTULO:

CRISE DA EXPERIÊNCIA NARRATIVA: POR UMA PEDAGOGIA À CONTRAPELO

HISTÓRICO E EMANCIPADORA


PALAVRAS-CHAVES:

Experiência; Formação; História; Narração; Walter Benjamin


PÁGINAS: 88
RESUMO:

O presente estudo tem por objetivo problematizar e compreender como se deu o que chamaremos de a crise da experiência narrativa e como esta influencia os processos formativos. Sobretudo no cenário que envolve os desdobramentos da sociedade capitalista contemporânea, cujo alicerce formativo se ampara em uma formação acrítica e tecnicista, visando a preparação de corpos produtivos para atender a máquina do capital. Isto posto, lançamos nosso problema de pesquisa fixado em como restituir o sentido formador da experiência narrativa perdida com o avanço do conhecimento técnico, da informação e da desumanização de indivíduos submetidos a uma cultura de expropriação do trabalho e perda de identidade pessoal e coletiva? Sendo assim, tomaremos como referencial primário os contributos teóricos do pensador alemão Walter Benjamin (1892-1940). Sabendo que este autor desenvolveu, no decorrer de sua vida, uma sofisticada teoria em torno da experiência que marca, sobretudo, uma acentuada crítica a como os processos formativos oriundos do espírito da Modernidade colaboraram para a implementação de formas de saber muito distantes daquele que poderia viabilizar à emancipação do sujeito, como pretendia o projeto moderno. De modo que a razão, responsável por encaminhar o ser humano e a sociedade ao esclarecimento, tornou-se instrumento de dominação do próprio homem e da natureza. E sendo utilizada como meio para a obtenção de finalidades bem definidas e alinhadas aos interesses das classes econômicas dominantes e a empresa do capital, a ideia de racionalidade assume a condição de instrumento que encontra na técnica o meio para a realização de seus anseios. Nesse âmbito, é possível vislumbrar que a construção de sociedades constituídas por sujeitos que estarão submetidos à lógica expropriadora da empresa do capital e desprovidos, em sua maioria, de suas identidades individuais e coletivas se mostra um ponto motivador para propor uma maneira de enxergar novas possibilidades para o âmbito educativo. Ao que neste estudo chamaremos de Pedagogia à contrapelo histórico e emancipadora. Sob essa perspectiva, partilharemos da concepção de História desenvolvida por Benjamin uma vez que entendemos que se mostra muito coerente à proposta aqui lançada. Certo de que tal como se faz necessário rever a história enquanto momento decisivo em que seja possível dar voz aos que foram emudecidos pelo discurso da historiografia oficial dos vencedores, como afirma o filósofo berlinense, se mostra imperativo rever os processos formativos enquanto médium capaz de conciliar a relação do homem com o mundo e com os demais sujeitos inseridos no contexto societal, em suas mais variadas formas expressivas. Não se resumindo, portanto, a uma disposição à dominação e preparação de mão de obra qualificada a atender as demandas das linhas produtivas e os mais nebulosos interesses do sistema capitalista. A metodologia adotada para o desenvolvimento do presente estudo será por meio de uma pesquisa teórico investigativa de caráter bibliográfico, de teor qualitativa e ampara no método dialético


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Externo(a) à Instituição - ELIZABETE AMORIM DE ALMEIDA MELO - UFPE
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Externo(a) à Instituição - PATROCÍNIO SOLON FREIRE - IFPE
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 27/11/2023 13:04
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/04/2024 23:45