“NOVO ENSINO MÉDIO” NO CONTEXTO DE NEOLIBERALISMO: Educar para o desemprego
Palavras-chave: contrarreforma do ensino médio; neoliberalismo, empreendedorismo.
Esta tese tem como objeto de estudo a contrarreforma do ensino médio implantada pela lei 13.415 de 2017. O problema que norteou a pesquisa foi compreender quais as mediações/aproximações que a lei 13.415 de 2017 tem com as mudanças mundo do trabalho pós reestruturação produtiva da década de 1970, em especial com ideologia neoliberal do empreendedorismo? A tese aqui defendida é a de que a contrarreforma do ensino médio de 2017 foi uma demanda do capital em crise para formação de uma força de trabalho adaptada ao desemprego estrutural tendo como principal embasamento a ideologia neoliberal do empreendedorismo. Para isso partimos criticamente do materialismo histórico-dialético elaborado por Marx e Engels que nos forneceu as bases teóricos metodológicas durante o percurso da pesquisa. Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica e documental a fim de identificar as principais categorias de análise do objeto e seu movimento e dinâmica na sociedade capitalista. Para compreender essa política pública na área de educação partimos criticamente de Marx (2013), Antunes (2009, 2019, 2020, 2021 e 2022), Antunes (2016), Luckas (2013) Talvanes (2017), Kuenzer (2001 e 2017); Meszaros (2005, 2011), (Freitas 2017, 2018), Cêa (2021) e Ferreti e Silva, (2017) dentre outros teóricos da perspectiva crítica da educação. Além do referencial teórico para pesquisa bibliográfica, tivemos como fonte primária para pesquisa documental a Base Nacional Comum Curricular –BNCC de 2019, a lei 13.415 de 2017, documentos como pareceres do conselho Nacional de Educação e as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Os resultados apontam para a confirmação da tese, tendo em visa que desde a década de 1990 que no Brasil vem sendo implementada uma reforma do Estado no sentido de atender às demandas da reestruturação produtiva do capital e a educação é uma das áreas que mais vem sendo reformada e contrarreformada nos sentido de adaptar os trabalhadores às mudanças ocorridas no mundo do trabalho.