PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE AIRTON ALBUQUERQUE TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE AIRTON ALBUQUERQUE TORRES
DATA : 18/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

HERMENÊUTICA FILOSÓFICA: POR UMA FILOSOFIA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Hermenêutica. Educação. Filosofia. Escola Pública


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Este projeto de tese de doutoramento, pertencente ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Alagoas – UFAL, traz como objetivo central introduzir o uso da Hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer nas aulas de filosofia no ensino médio das escolas públicas, desenvolvendo a práxis filosófica juntamente com os conteúdos programáticos previamente estabelecidos, transformando a disciplina em uma filosofia prática. Em um segundo plano, esta pesquisa objetiva analisar os fundamentos neoliberais que motivaram a mudança da LDB - Lei 9394/96 e da BNCC pela Lei 13.415/2017, que instituiu o Novo Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos da pesquisa incluem revisão de estudos das mudanças históricas ocorridas na educação básica analisados por Saviani (2007; 2011; 2012; 2013; 2016; 2018), Gadotti (2004) e outros pensadores relevantes que contribuem para uma análise crítica da educação pública brasileira. A pesquisa também se utiliza de uma metodologia de abordagem qualitativa, a partir de instrumento de coleta de dados através de questionário desenvolvido na plataforma Google forms, aplicado com os docentes da Escola Estadual Moreira e Silva, a fim de mensurar o nível de desenvolvimento dos discentes a despeito da necessidade da prática hermenêutica na sala de aula. A análise de conteúdo (BARDAN, 2016) será a técnica utilizada para tratamento dos dados coletados na pesquisa de campo. Ao final, esperamos que o resultado da pesquisa sirva para uma revisão crítica da Lei 13.415/2017, e da BNCC, bem como de uma melhor estruturação das aulas de filosofia no ensino médio das escolas públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Externo(a) ao Programa - 2474291 - JOSE VICENTE MEDEIROS DA SILVA - nullExterno(a) à Instituição - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Presidente - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 13/12/2023 13:34
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 29/04/2024 01:49