HERMENÊUTICA FILOSÓFICA: POR UMA FILOSOFIA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Hermenêutica. Educação. Filosofia. Escola Pública
Este projeto de tese de doutoramento, pertencente ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Alagoas – UFAL, traz como objetivo central introduzir o uso da Hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer nas aulas de filosofia no ensino médio das escolas públicas, desenvolvendo a práxis filosófica juntamente com os conteúdos programáticos previamente estabelecidos, transformando a disciplina em uma filosofia prática. Em um segundo plano, esta pesquisa objetiva analisar os fundamentos neoliberais que motivaram a mudança da LDB - Lei 9394/96 e da BNCC pela Lei 13.415/2017, que instituiu o Novo Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos da pesquisa incluem revisão de estudos das mudanças históricas ocorridas na educação básica analisados por Saviani (2007; 2011; 2012; 2013; 2016; 2018), Gadotti (2004) e outros pensadores relevantes que contribuem para uma análise crítica da educação pública brasileira. A pesquisa também se utiliza de uma metodologia de abordagem qualitativa, a partir de instrumento de coleta de dados através de questionário desenvolvido na plataforma Google forms, aplicado com os docentes da Escola Estadual Moreira e Silva, a fim de mensurar o nível de desenvolvimento dos discentes a despeito da necessidade da prática hermenêutica na sala de aula. A análise de conteúdo (BARDAN, 2016) será a técnica utilizada para tratamento dos dados coletados na pesquisa de campo. Ao final, esperamos que o resultado da pesquisa sirva para uma revisão crítica da Lei 13.415/2017, e da BNCC, bem como de uma melhor estruturação das aulas de filosofia no ensino médio das escolas públicas.