PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE HILARIO DE LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANE HILARIO DE LIRA
DATA : 29/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: CEDU/UFAL
TÍTULO:

A EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD: UM OLHAR SOBRE OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLOGICOS A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS

 


PALAVRAS-CHAVES:

Gastón Bachelard; Obstáculos Epistemológicos; Conhecimento Científico; Livros Didáticos; Anos Iniciais.

 


PÁGINAS: 104
RESUMO:

A presente tese se trata de uma pesquisa quanti-qualitativa, que busca compreender e analisar os livros didáticos aprovados no PNLD/2019, referente ao conteúdo água, destinado a disciplina de Ciências da Natureza no 5° ano do ensino fundamental, voltado ao pensamento de Gastón Bachelard. O objetivo principal do nosso trabalho é analisar como os livros didáticos de Ciências da Natureza do Anos Iniciais, auxiliam os sujeitos a romperem os Obstáculos Epistemológicos a partir da epistemologia de Bacherlad. Iremos observar a forma como o conteúdo é abordado, identificando e analisando os possíveis obstáculos. O filosofo francês apresenta as suas principais ideias no campo da epistemologia e da educação, porém é conhecido na área da educação, através da sua noção de “ruptura epistemológica”, “obstáculos epistemológicos” e a “formação do espírito científico”.  Para Bachelard, o espírito científico se desenvolve por meio de rupturas com o senso comum e com o pensamento pré-formulados através das experiências primeiras. Essa premissa pressupõe a ideia de que o conhecimento não-científico é classificado como intuitivo e desprovido do caráter problemático da ciência. Partindo do pressuposto, de que os livros didáticos são bastante utilizados na formação dos sujeitos e a principal fonte de conhecimento científico em sala de aula, os mesmo sem utilizarem explicitamente a pedagógica cientifica Barchelardiana, apresentam elementos defendidos como “corretos” e não apresentam como práticas comuns, “perguntas/ indagações” que levem os estudantes a retificarem ou questionarem o conhecimento anterior. Diante disso, buscamos responder ao questionamento: “Apesar das contribuições que os livros didáticos oferecem para os estudantes, estes fazem alcançar o Conhecimento Científico ou apresentam obstáculos que dificultam a apropriação dele?”.  O método enquanto caminho para se alcançar o objetivo delimitado nesta pesquisa, alicerça-se nas abordagens mistas, que se interessam por uma combinação pragmática entre as abordagens quanti-qualitativas, tomando por base os obstáculos epistemológicos de Bachelard, do ponto de vista procedimental exploratório, descritivo e analítico da análise de conteúdo de Bardin (1979). O resultado da análise desta pesquisa, ainda está em desenvolvimento, porém, de modo preliminar, conclui-se a existência da necessidade de reconhecimento e superação dos Obstáculos Epistemológicos presentes nos livros didáticos analisados, visto que esse recurso é utilizado em sala de aula para promover a aprendizagem dos educandos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - 2217140 - VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE
Externo(a) ao Programa - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO - UFALExterno(a) à Instituição - ROSEANE AMORIM DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 14/12/2023 19:09
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 23:09