PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMIRIS DE ALMEIDA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAMIRIS DE ALMEIDA SILVA
DATA : 30/01/2024
LOCAL: Google Meet

A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um olhar para o conhecimento profissional docente em SEI

Alfabetização Científica; Ensino por investigação; Sequência de Ensino Investigativo; Leitura; Formação profissional docente.

Ensinar Ciências, na perspectiva da Alfabetização Científica, constitui-se em uma tarefa desafiadora para as escolas; afinal, a formação de sujeitos alfabetizados cientificamente não está limitada à compreensão dos conceitos científicos, mas também a possibilidade de ampliação da visão de mundo dos estudantes, diante das interferências da Ciência e da Tecnologia na sociedade e no meio ambiente. Isto posto, para que os sujeitos tenham alcance ao conhecimento científico de forma autônoma, faz-se necessário que os mesmos estejam alfabetizados e letrados; o que nos leva a percepção de que a leitura e a escrita de textos se constituem em ações importantes para a aprendizagem adequada da Ciência. Nesse sentido, defendemos no planejamento das aulas de Ciências, o uso da abordagem didática do Ensino de Ciências por Investigação, por proporcionar, no planejamento de Sequências de Ensino Investigativo (SEI), o uso de diversas interações em sala de aula, inclusive, a leitura de textos. Então, diante da necessidade do entendimento pelos professores, em contexto de formação continuada, sobre a importância da leitura nas aulas de Ciências, este trabalho parte da seguinte situação-problema: Quais são os conhecimentos profissionais, mobilizados por professores na construção de SEI em educação em Ciências, envolvendo práticas de leitura?. Sendo assim, o objetivo geral da investigação consiste em analisar os conhecimentos profissionais, mobilizados pelos professores ao construírem SEI em educação em Ciências, no contexto de formação continuada. Destarte, quanto à metodologia adotada na pesquisa, este estudo fará o uso da abordagem qualitativa e se constitui como uma pesquisa do tipo Pesquisa-formação, por meio do uso das técnicas da pesquisa colaborativa. Em relação aos instrumentos de coleta de dados, foram utilizados: diário de bordo; questionários aplicados aos professores, sujeitos investigados; gravações em áudio e coleta de SEI. Além disso, na análise dos dados serão utilizadas as técnicas da Análise Textual Discursiva (ATD). Portanto, os resultados parciais do estudo têm apontado, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, uma preocupação por parte dos professores/pesquisadores, autores das SEI analisadas, em proporcionar, aos estudantes dos anos iniciais, um ensino interdisciplinar nas aulas de Ciências, por meio tanto da realização de atividades manipulativas quanto da leitura e compreensão de textos. Estas atividades têm contribuído para a aprendizagem, não apenas do conhecimento científico discutido nas aulas, mas, também, para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita das crianças em fase da alfabetização e letramento escolar.

Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) ao Programa - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS - UFALExterno(a) à Instituição - MARCELO TADEU MOTOKANE - USP