Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KAROLINE DE ALMEIDA SILVA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANA KAROLINE DE ALMEIDA SILVA
DATA: 15/05/2020
HORA: 09:00
LOCAL: CTEC - VIA WEB
TÍTULO:

Associações tecnológicas de controle operacional e de processos para remoção de materia organica e nutrientes de esgostos sanitários.


RESUMO:

Sistemas descentralizados para o tratamento de esgoto sanitário são uma alternativa aos sistemas centralizados e merecem atenção, devido ao menor custo e adequabilidade às peculiaridades locais e regionais, como preconiza a “Lei do Saneamento”. Estes sistemas podem ser concebidos por reatores biológicos anaeróbios, aeróbios e tratamento físico/químico para remoção da matéria orgânica, nutrientes e patógenos. A avaliação dos processos bioquímicos e o conhecimento da composição e da função da microbiota, em pequenos sistemas descentralizados em escala real, proporcionam o entendimento do que ocorre nos reatores e norteiam bases racionais de projeto e operação, essenciais para a adequada aplicação e expansão do sistema.

Essa proposta visa avaliar um sistema simplificado de tratamento de esgoto sanitário por processos biológicos e físico-químico, em escala real, composto de reatores anaeróbios de manta de lodo e fluxo ascendente (UASB) com precipitação química, e pós-tratamento em filtro aeróbio/anóxico seguido de filtração em pedregulho e desinfecção com cloro, para remoção simultânea da matéria orgânica, fósforo, nitrogênio e patógenos, e analisar a comunidade microbiana associada. O estudo da diversidade microbiana, por metagenômica e metatranscriptômica, associados aos parâmetros físico-químicos de monitoramento dos reatores, proporcionam conhecimentos acurados da microbiota, suas possíveis capacidades metabólicas e sua relação com parâmetros operacionais. Estas ferramentas são úteis na proposição de estratégias operacionais que visem a otimização e estabilidade do processo, contribuindo para que a proposta tecnológica abordada seja validada, e implantada em larga escala. Adicionalmente, os estudos de comunidades microbianas e virais por essas abordagens moleculares permitem a confirmação detalhada da remoção de micro-organismos e vírus indesejáveis, como patógenos.


PALAVRAS-CHAVE:

Tratamento anaeróbio/aeróbio, remoçao de nutrientes, precipitação química


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias
ESPECIALIDADE: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121201 - NELIA HENRIQUES CALLADO
Interno(a) - 1799744 - ANTONIO PEDRO DE OLIVEIRA NETTO
Interno(a) - 1272239 - DANIELE VITAL VICH
Interno(a) - 1774383 - EDUARDO LUCENA CAVALCANTE DE AMORIM
Notícia cadastrada em: 02/04/2020 12:58
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/03/2024 10:29