Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO AURELIANO ROCHA DE VASCONCELOS TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO AURELIANO ROCHA DE VASCONCELOS TEIXEIRA
DATA : 12/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual - Google Meet
TÍTULO:

Caracterização dos resíduos de demolições em bairros de Maceió/AL para reaproveitamento como agregado em camadas do pavimento urbano.

 

PALAVRAS-CHAVES:

Reutilização; Agregado Reciclado; Infraestrutura de Pavimentação 


PÁGINAS: 65
RESUMO:

As análises do Serviço Geológico do Brasil revelaram que a exploração prolongada de salgema em cavernas subterrâneas causaram subsidência de solo, rachaduras em edificações e instabilidade na superfície, afetando a Lagoa Mundaú e os bairros do Mutange, Bom Parto, Pinheiro, Bebedouro e Farol em Maceió/AL. Mais de 40 mil pessoas foram afetadas com o risco iminente de desabamento, levando à urgente realocação e gerando impactos ambientais, sociais e econômicos. As demolições que estão sendo executadas nos citados bairros geram um considerável volume de resíduos. Nesse sentido, é necessário buscar alternativas de aplicações desse material voltadas para a sustentabilidade ambiental. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo precípuo a caracterização geotécnica dos resíduos oriundos da demolição nos bairros afetados pelo fenômeno para aplicação como camada de reforço de subleito, sub-base e base em pavimentos urbanos no município de Maceió. A metodologia proposta para a análise da viabilidade técnica da aplicação dos resíduos de demolição (RD) é baseada em campanha laboratorial de ensaios geotécnicos fundamentados na Norma Brasileira NBR 15.115/2004. Serão avaliadas na pesquisa três amostras com diferentes composições de materiais entre resíduo de demolição e solo argiloso proveniente da Encosta do Mutange (SM). As composições das amostras são: 100% de RD; 100% de SM; 85% de RD e 15% Solo do Mutange. Os ensaios da caracterização das quatro amostras consistem majoritariamente em: Granulometria, Limites de Consistência, Massa Específica Aparente “in situ”, Índice de Forma, Abrasão Los Angeles, Compactação e Índice de Suporte Califórnia (ISC). Serão conduzidas análises químicas e ambientais de todas as amostras. Os resultados esperados para a pesquisa são a consonância das amostras aos parâmetros avaliados dentro da literatura acadêmica e pela Norma Brasileira NBR 15.115/2004. A abordagem proposta no trabalho busca avaliar de maneira abrangente possibilidades de emprego do resíduo de demolição e do solo da encosta do Mutange como agregados em camadas da pavimentação urbana. Dessa forma contribuindo para práticas sustentáveis na gestão e reciclagem do resíduo de demolição, promovendo um manejo eficiente em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), adotando princípios da economia circular.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3064870 - DANIEL PINTO FERNANDES
Interno(a) - 1287004 - MANOEL MARIANO NETO DA SILVA
Externo(a) à Instituição - CESAR FALCÃO BARELLA - UFOP
Notícia cadastrada em: 03/04/2024 16:27
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 19/07/2024 19:12