Banca de DEFESA: THAYSE FARIAS DE BARROS

DISCENTE : THAYSE FARIAS DE BARROS
DATA : 30/05/2022
LOCAL: Sala de reuniões do Conselho do CTEC

Produção de metano a partir da codigestão do caldo do capim elefante e vinhaça

metano, codigestão anaeróbia, planejamento Box-Behnken, reator batelada.

A produção de energia por fontes fósseis acarreta grandes danos ao meio ambiente, elevando-se drasticamente ao decorrer dos anos. Uma forma de diminuir esses danos é usando a biomassa como fonte de energia como por exemplo o caldo de capim elefante (CCE) e vinhaça, ambos possuindo grande potencial para geração de energia. No entanto, o uso dessas biomassas em conjunto para produção de metano, ainda possuem desafios tecnológicos a serem superados. Um destes obstáculos diz respeito a necessidade de reduzir o efeito negativo da redução abrupta de pH provocada pelo caldo de capim-elefante. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a codigestão dos substratos citados, na produção de metano, utilizando reatores em batelada e lodo de reator UASB (Upflow Anaeróbic Sludge Blanket) de ETE, como inóculo. Para isso, a montagem dos reatores foi executada a partir do planejamento experimental do tipo Box-Behnken que foi escolhido a fim de otimizar o experimento. Esse planejamento consiste em três fatores, sendo eles a adição de bicarbonato, proporção de mistura e porcentagem de inóculo. Foram escolhidos três níveis de cada fator: 0,05, 0,15 e 0,25 gHCO3:gCOD, para adição de bicarbonato de sódio; 25:75, 50:50 e 75:25, para a proporção de CCE e Vinhaça (E:V); e 10, 15 e 20% de concentração de inóculo, referente ao volume de reação. Através do planejamento foi possível fornecer uma superfície de respostas a fim de avaliar a interação entre os fatores e a produção de metano (CH4). Os reatores foram operados por 33 dias o que resultou em uma produção acumulada de CH4 variando entre 372 e 1092 mLCH4/gSV. O planejamento experimental forneceu uma equação de regressão quadrática com alta representatividade dos resultados dado pelo R2 de 0,9213. Apesar de todos os fatores serem representativos para o modelo, o bicarbonato se destacou, o que mostra a necessidade do mesmo para garantir o tamponamento do pH. Através do modelo, foi possível obter os pontos ótimos de cada fator para a melhor produção de CH4 acumulado, sendo eles 0,19 gHCO3:gDQO, 50,78/49,22 (C/V) e 15,60% para bicarbonato, proporção mistura e taxa de inóculo respectivamente, esses pontos ótimos se assemelham a um dos reatores que mais produziram CH4 acumulado. Além disso, as maiores produções de CH4 acumulado tiveram a adição de bicarbonato próximo ao ótimo sendo assim, pode-se compreender que o bicarbonato é um fator limitante no aumento da produção de CH4 acumulado.

Externo à Instituição - ANDERSON CARLOS MARAFON - UFPel
Interna - 2151064 - DAYANA DE GUSMAO COELHO
Presidente - 1774383 - EDUARDO LUCENA CAVALCANTE DE AMORIM
Externa à Instituição - JULIANA SILVA MARTINS - UNICAMP