Banca de DEFESA: KESSYA RAYANNE DE ARAUJO SANTOS

DISCENTE : KESSYA RAYANNE DE ARAUJO SANTOS
DATA : 06/07/2022
LOCAL: sala reunioes

MODELAGEM DO POTENCIAL DE GERAÇÃO SUSTENTÁVEL DE BIOENERGIA A PARTIR DE ATERROS SANITÁRIOS

Aterro Sanitário, Biogás, Resíduos Sólidos Urbanos

O aproveitamento dos resíduos sólidos urbanos para produção sustentável de bioenergia é mais do que uma diversificação da matriz energética de um país, é uma necessidade ambiental, econômica e social. O aproveitamento do biogás é uma alternativa para produção de bioeletricidade devido ao seu alto poder calorífico, além da captura e sequestro de carbono, que leva a emissões negativas e, consequentemente, à mitigação das mudanças climáticas. Assim, encontrar formas economicamente viáveis e sustentáveis de aproveitamento desses resíduos constitui-se em uma preocupação de toda a sociedade e a aplicação de modelos matemáticos para a estimativa do potencial de produção de biogás em aterros sanitários torna-se plausível, tanto do ponto de vista energético, quanto do ponto de vista ambiental. O presente estudo visa, portanto, através de uma modelagem matemática adequada, estimar a produção de metano e potencial de bioeletricidade a partir dos quatro aterros sanitários existentes em Alagoas, localizados em regiões climáticas distintas. Para tal, fez-se necessário o levantamento de informações da área de estudo visando a sua caracterização e obtenção dos dados de entrada do modelo utilizado: Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas -IPCC (2006). Para tanto foram levantados dados relevantes tais como a quantidade média e a composição gravimétrica dos RSU depositados nos aterros sanitários e, as características climáticas dos aterros estudados. A escolha da constante cinética de degradação dos componentes do RSU afeta diretamente o comportamento da curva de geração de metano nos aterros sanitários ao longo da vida útil e após o encerramento, evidenciando se a geração do metano poderá perdurar por longos períodos ou não. Verificou-se que os aterros sanitários localizados na vertente do atlântico, logo, com características regionais semelhantes e os mesmos parâmetros de entrada no modelo de k, apresentaram o mesmo comportamento em suas curvas de geração de metano. De forma análoga, o mesmo comportamento pode ser notado em relação aos aterros sanitários localizados na vertente do rio São Francisco. Notou-se também, que a composição gravimétrica dos RSU influencia diretamente no cálculo do potencial de geração de metano nos aterros sanitários, tendo em vista que cada componente do resíduo possui um DOC distinto. O estudo do potencial de geração de energia elétrica mostrou, a partir do primeiro ano de geração até o ano de 2056, os aterros sanitários de Maceió, Metropolitano, Agreste e CIGRES tem capacidade de atender em média 33.586, 32.196, 14.46 e 12.090 residências, respectivamente no período analisado.

Presidente - 1121201 - NELIA HENRIQUES CALLADO
Interno - 1774383 - EDUARDO LUCENA CAVALCANTE DE AMORIM
Interna - 1644323 - KARINA RIBEIRO SALOMON
Externo à Instituição - ALESSANDRA LEE BARBOSA FIRMO