Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMILDO LOURENÇO DOS SANTOS

DISCENTE : ROMILDO LOURENÇO DOS SANTOS
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Sala do PPGRHS

INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE): ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

Inventário de GEE. GHG Protocol. Mudanças climáticas. Poluição atmosférica. Aquecimento global. IES.

No contexto de mitigação das alterações climáticas e do aquecimento global, é essencial destacar o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) no cenário global. Um aspecto relevante é a contabilização das emissões de gases do efeito estufa (GEE) originadas de suas atividades por meio da elaboração de inventários. Os inventários representam o passo inicial para estabelecer programas de gerenciamento das emissões de GEE. Essa iniciativa é especialmente significativa no contexto universitário, visto que contribui para a formação educacional dos alunos, incentivando-os a buscar novas soluções capazes de prevenir e combater o aquecimento global, bem como outros impactos decorrentes das mudanças climáticas. Dentro deste contexto, o trabalho tem como objetivo propor a elaboração de um inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) das emissões decorrentes das atividades da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus do Sertão em Delmiro Gouveia, referente aos anos de 2018, 2020 e 2022. Para realização deste estudo será coletado e analisado dados de consumo de combustíveis, eletricidade e disposição de resíduos na IES. A metodologia empregada na contabilização das emissões será a revisão da literatura, caracterização da área de estudo e o método utilizado para estimativa das emissões de GEE será o indicado pelo Programa Brasileiro GHG Protocol 2023.0.3. Além disso, faz parte do escopo desse trabalho estudar e elaborar um plano de ação usando a análise da matriz SWOT. Os resultados esperados são atender aos objetivos da pesquisa, proporcionar um modelo replicável para outros Campi da UFAL, com o propósito de contribuir para o combate às mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável na instituição.

Presidente - 1644323 - KARINA RIBEIRO SALOMON
Interno(a) - 2151064 - DAYANA DE GUSMAO COELHO
Externo(a) ao Programa - 3299611 - ADEMIR ABDALA PRATA JUNIOR - UFALExterno(a) à Instituição - FABIANA RITA DO COUTO SANTOS
Notícia cadastrada em: 27/09/2023 12:41