PPGEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL CENTRO DE TECNOLOGIA Telefone/Ramal: 3214-1455- https://sigaa.sig.ufal.br/ppgec

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO TEIXEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO TEIXEIRA DA SILVA
DATA : 02/02/2024
LOCAL: LCCV/Teams

AVALIAÇÃO NUMÉRICA DE DESEMPENHO E APLICABILIDADE DE CONEXÕES DE REVESTIMENTOS DE POÇOS SUJEITAS A CARREGAMENTOS DE INSTALAÇÃO E SERVIÇO

Revestimentos de Poços, Conexões Rosqueadas, Integridade de Conexões, Contato Mecânico, Método dos Elementos Finitos

As interligações entre os tubulares que compõem colunas de revestimentos de poços de óleo gás são estabelecidas mediante rosqueamento. Devido ao seu papel crucial na estrutura do poço, as conexões são consideradas pontos críticos que podem estar diretamente relacionados a eventos de perda de integridade. Conexões de revestimento rosqueadas, quando submetidas a condições de instalação e serviço, estão expostas a distribuições complexas de tensões multiaxiais não uniformes. Essas tensões, combinadas com elevadas temperaturas, podem contribuir para a iniciação e evolução de falhas nestes elementos estruturais. A norma API/TR 5C3 (2018) estabelece equações para o cálculo analítico da resistência de conexões API dos tipos round, buttress e extreme-line em relação a alguns modos de falha. Em virtude das limitações na aplicação destas conexões API, surgem as conexões de design proprietário, também conhecidas como premium, que apresentam melhor desempenho estrutural e de vedação. Modelagens numéricas por meio do método dos elementos finitos são comuns em projetos e qualificações de conexões API e premium, uma vez que os modelos analíticos atuais são considerados limitados e os custos com ensaios experimentais são muito elevados. Diante disto, este trabalho busca a reprodução de modelos bidimensionais axissimétricos de conexões API dos tipos round, buttress e modelos inspirados em conexões premium, utilizando-se o método dos elementos finitos pelo software comercial ABAQUS® CAE. Nos modelos parametrizados através de scripts em linguagem PYTHON, são consideradas as não linearidades do tipo geométrica, devido à presença de grandes deslocamentos e/ou deformações, o que permite uma adaptabilidade aprimorada entre as superfícies de contato, e do tipo física, implementada a partir do modelo constitutivo da norma ASME VIII sec. 2 (2023). Consideram-se carregamentos primários axiais de tração e compressão, pressões interna e externa, temperatura, pré-carregamentos de torque de compensação (make-up torque), bem como combinações destes. Quanto a não linearidade associada ao modelo de contato mecânico, considera-se o contato friccional com comportamento tangencial e normal, permitindo deslizamentos finitos e a separação entre os filetes de rosca, na presença de atrito. De forma geral, essa modelagem tem como objetivo verificar o desempenho e aplicabilidade de conexões de revestimentos sob condições análogas às de instalação e serviço. Essa modelagem também é capaz de gerar resultados complementares referentes às análises de integridade de conexões submetidas a carregamentos combinados, com a finalidade de se produzir envoltórias de resistência.

Presidente - 1742402 - JOAO PAULO LIMA SANTOS
Interno(a) - 1846598 - EDUARDO TOLEDO DE LIMA JUNIOR
Interno(a) - 1514539 - WILLIAM WAGNER MATOS LIRA
Externo(a) à Instituição - EMÍLIO CÉSAR CAVALCANTE MELO DA SILVA - PETROBRAS