MODELAGEM E DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA INTEGRADA PARA ANÁLISE DE FADIGA EM DUTOS SUBMARINOS EM VÃO-LIVRE
A segurança no transporte de hidrocarbonetos e outros fluidos em dutos é um dos tópicos de
maior atenção na indústria de petróleo e gás. Recentemente, essa indústria tem tido grandes
preocupações sobre como o fenômeno da Vibração Induzida por Vórtice (VIV) afeta a vida à
fadiga dos componentes e dutos submarinos, especialmente os dutos em vão-livre. Mundialmente,
há várias dessas estruturas instaladas que já chegaram ao final ou metade de sua vida de projeto,
o que torna imperativo revisitar as previsões iniciais e avaliar a necessidade de intervenção no
sentido de estender a vida útil das mesmas, em especial no que diz respeito à VIV. Essas e outras
análises se baseiam na correta representação no comportamento in loco do duto. O Método dos
Elementos Finitos é amplamente empregado na modelagem desse comportamento. No entanto,
essa não é uma tarefa trivial, uma vez que depende da utilização de vários softwares para etapas
intermediárias. Além disso, essas análises envolvem manipulação de grandes quantidades de
dados relacionados à batimetria do fundo marinho e propriedades dos materiais, geometria
do duto, correnteza, entre outros. Dessa forma, todo esse processo costuma ser demorado e
passível de erros. Concomitantemente, a indústria de óleo e gás tem passado por uma transformação
digital nos anos recentes. Este cenário trouxe oportunidades para o desenvolvimento de
novas ferramentas para dia-a-dia do profissional responsável por estas análises. Este trabalho
apresenta o desenvolvimento e estrutura de um computacional com funcionalidades do pré ao
pós-processamento de dados da análise que visam melhorar o fluxo de análise de fadiga em
dutos submarinos sujeitos a vãos-livres.
Dutos Submarinos; Análise de fadiga; Framework Computacional.