ANÁLISE TERMOMECÂNICA DE PAVIMENTO DE CONCRETO: CONSIDERANDO AS CARGAS REAIS DE TRÁFEGO OBTIDAS EM BALANÇAS MÓVEIS.
Pavimento de Concreto; Análise Termomecânica; Método dos Elementos Finitos; Carga reais de tráfego.
A pavimentação utilizando placas de concreto tem sido uma solução cada vez mais utilizada em rodovias federais nas últimas duas décadas. No entanto, os métodos de dimensionamento deste tipo de pavimento foram desenvolvidos em condições de tráfego e clima de países estrangeiros. Por isso, a avaliação do comportamento deste pavimento se torna relevante no sentido de entender o efeito das condições tipicamente brasileiras neste tipo de estrutura. Este trabalho avalia o desempenho estrutural do pavimento de concreto da BR-101/AL por meio de análise numérica termomecânica considerando o efeito combinado de cargas reais de tráfego e gradiente térmico. A análise numérica por meio do software Abaqus utiliza dados extraídos de campo, tais como resistência do concreto por meio da extração “in loco” de corpos de prova e ruptura em laboratório, coleta da temperatura do pavimento utilizando câmeras termográficas e pesagem de aproximadamente 15 mil veículos por meio de Unidade Móvel Operacional Estática ao longo do período de um ano e seis meses. O trabalho visa contribuir com o aprimoramento da metodologia de dimensionamento e práticas de manutenção de pavimentos de concreto simples com barras de transferência no Brasil.