PPGEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA CENTRO DE TECNOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/ppgeq

Banca de DEFESA: MAVYLA SANDREYA CORREIA TENORIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAVYLA SANDREYA CORREIA TENORIO
DATA : 26/08/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência (Via Google Meet)
TÍTULO:

Análise fluidodinâmica de um solo marinho jateado empregando modelos reológicos


PALAVRAS-CHAVES:

Jateamento; Solo Coesivo; Reologia dos Fluidos; CFD.


PÁGINAS: 157
RESUMO:

Com a exploração de campos petrolíferos marinhos, em regiões de águas ultraprofundas, a necessidade do uso de diferentes métodos de construção de poços tem se ampliado. A técnica de assentamento de revestimento condutor por jateamento é a mais utilizada para a fase de início de poço em tais condições. Neste cenário, nas
camadas iniciais, onde o solo marinho está em contato com a água do mar, este material pode se apresentar sob o aspecto de lama fina, caracterizando um solo coesivo não-drenado, possuindo baixa resistência ao cisalhamento e que pode ser considerado como um material de comportamento viscoplástico. Desta forma, a utilização da reologia dos fluidos para analisá-lo pode ser uma opção válida, sendo possível classificá-lo como um fluido de Herschel-Bulkley. Uma das alternativas para se entender o comportamento do solo durante o jateamento é o uso da modelagem computacional e simulação numérica, devido à acurácia desta técnica e ao seu custo de desenvolvimento, visto que as condições locais e orçamentárias nem sempre possibilitam estudos e análises experimentais mais complexas. Sendo assim, este trabalho teve como foco a modelagem computacional do jateamento do solo marinho, baseando-se a abordagem fluidodinâmica do solo. Para isto, utilizou-se o software de fluidodinâmica computacional (CFD – Computiaitonal Fluid Dynamics) SIMULIA XFLOW©, desenvolvido pela Dassault Systèmes, versão (2020). Primeiramente, este trabalho buscou investigar a deformação do solo marinho em resposta a um jato vertical incidente, utilizando a água do mar como fluido de perfuração. O perfil da cavidade formada pelo jato foi quantificado em termos de profundidade e largura, rastreando a posição da interface fluido-fluido ao longo do tempo de jateamento considerado. Isto foi possível graças ao método numérico do software, o LBM (Lattice-Boltzmann Method), que é baseado na Equação de Transporte de Boltzmann. Este método oferece um melhor suporte às simulações de escoamentos multifásicos se comparado aos métodos numéricos utilizados nos softwares de CFD convencionais, no que se diz respeito à
modelagem da região de interface entre fluidos. Em seguida, análises paramétricas foram realizadas buscando-se entender a influência da velocidade do jato e do fluido de perfuração na deformação do solo em resposta ao jato incidente. Os resultados mostraram que o aumento da velocidade do jato proporcionou maiores profundidades e larguras à cavidade; já a variação do fluido de perfuração, não provocou diferenças
significativas na cavidade escavada, exceto ao se considerar um fluido de perfuração de massa específica mais elevada, cujo jato deformou o solo em maiores profundidades em relação aos demais fluidos de perfuração. A fim de observar como se daria o jateamento do solo enquanto ocorre o assentamento do revestimento condutor, implementou-se uma broca no modelo analisado. A broca idealizada foi modelada conforme as informações
disponíveis na literatura e não desempenhou uma boa performance para o jateamento, mesmo mediante a variação de rotação da broca e da vazão de fluidos, dado que houve o acúmulo demasiado de solo no anular interior ao condutor.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BEATRIZ RAMOS BARBOZA - NENHUMA
Externo ao Programa - 1742402 - JOAO PAULO LIMA SANTOS
Presidente - 1872519 - JOSE LUIS GOMES MARINHO
Interno - 2278469 - LEONARDO MENDONCA TENORIO DE MAGALHAES OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 19/08/2021 14:46
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