PPGEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA CENTRO DE TECNOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/ppgeq

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DE OLIVEIRA FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO DE OLIVEIRA FARIAS
DATA : 12/08/2022
LOCAL: Sala do PPGEQ

PIRÓLISE DO ENGAÇO DE COCO: UMA ALTERNATIVA PARA PRODUÇÃO DE FENÓIS E PRODUÇÃO DE CARVÃO ATIVADO PARA REFINO DO ÓLEO DE COCO

biomassa; bioóleo; adsorção em leito fixo; planejamento compósito central; pirólise; otimização; função de desejabilidade

A indústria do coco tem grande relevância econômica na Ásia-Pacífico e Brasil. Por essa razão, pesquisadores tem dado atenção especial às fibras de coco como fontes de combustíveis. Ainda assim, alguns resíduos como o engaço de coco têm sido pouco pesquisados. Utilizando a tecnologia de pirólise, resíduos da indústria do coco podem ser transformados tanto em combustíveis líquidos quanto sólidos. No caso do carvão, pode-se ainda utilizá-lo como adsorvente na própria indústria de refino do óleo de coco. Nesse trabalho, resíduos de engaço de coco foram pirolisados. Efeitos da temperatura de pirólise (290–710 °C) e taxa de aquecimento (2–58 °C∙min-1) foram avaliados. Um planejamento compósito central (PCC) foi desenvolvido para identificar efeitos de interação dessas variáveis. Rendimento dos produtos (biocarvão, gás e bioóleo) e concentração de fenol no bioóleo (C_fenol) foram as variáveis de resposta investigadas. Metodologia de superfície de resposta (MSR) e planejamento composto central foram utilizados para obtenção de condições ótimas. Além disso, a biomassa e o bioóleo foram caracterizados por análises de termogravimetria (TG), termogravimetria derivada (TGD) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM). Os resultados da TG sugeriram os níveis do PCC. Temperatura (T) e taxa de aquecimento (TA) mostraram efeitos significantes nas respostas. Um modelo linear foi adequado para rendimento em gás, enquanto modelos quadráticos se adequaram às outras respostas. O maior rendimento em biocarvão foi obtido em 290ºC e 2 °C∙min-1. Uma análise de trade-off entre rendimento de bioóleo e concentração de fenol detectou valores ótimos de 42.8% e 46.9 mg∙g-1 a 530ºC e 10.0ºC∙min-1. Compostos fenólicos corresponderam a 77.8% da área total do bioóleo baseado nos resultados da CG-EM. Além da produção de bio-óleo, será também estudada a aplicação do carvão produzido para a remoção de cor no refino do óleo de coco. Inicialmente, serão realizados experimentos de cinética e isotermas para avaliar os parâmetros da adsorção. Posteriormente, serão construídas curvas de ruptura em diferentes vazões, massa de carvão no leito e altura do leito. Com os dados obtidos, será estudado o projeto e otimização de uma coluna de adsorção de leito fixo para descoloração do óleo de coco em nível industrial.

Externa ao Programa - 2151064 - DAYANA DE GUSMAO COELHO
Presidente - 1121112 - JOAO INACIO SOLETTI
Externa à Instituição - LAIZA CANIELAS KRAUSE - Tiradentes
Externo à Instituição - MOZART DALTRO BISPO - Tiradentes