PPGEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA CENTRO DE TECNOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/ppgeq

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE DOS SANTOS
DATA : 22/08/2022
LOCAL: Sala virtual (https://meet.google.com/xhr-rmgo-kwr)

ESTUDO DO PROCESSO SEMICONTÍNUO DE TRATAMENTO DO SORO DO LEITE UTILIZANDO MICROALGAS EM SISTEMA ABERTO

Tratamento biológico, Tetradesmus obliquus, indústria do leite.

A indústria de laticínios é um dos setores mais importantes da indústria alimentícia, gerando uma grande quantidade de efluentes, principalmente o soro do leite. Esse efluente é marcado pela alta concentração de DQO (demanda química de oxigênio), NT (nitrogênio total) e FT (fosfato total), podendo, por exemplo gerar eutrofização em corpos hídricos quando descartados sem o devido tratamento. Os processos biológicos aeróbios ou anaeróbicos costumam ser utilizados, mas de forma global, muitas vezes não removem o conteúdo de nitrogênio e fósforo de modo eficiente. Nesse sentido, as microalgas são microrganismos fotossintéticos que possuem elevada eficiência na remoção desses compostos, e podem inclusive, aplicar a mixotofia, que se refere também à remoção de carbono orgânico para a nutrição, ao mesmo tempo em que realiza a fotossíntese. O cultivo das microalgas pode ser em modo aberto (não sendo de modo axênico) e sujeito a contaminação do ambiente e fechado em fotobioreatores. Os sistemas abertos têm a vantagem de possuírem menores custos e poderem associar microrganismos naturais em sistemas simbióticos com as microalgas para o tratamento dos efluentes. No entanto, a aplicação da mixotrofia das microalgas em sistem aberto deve avaliar que mesmo sujeito a associação com contaminantes naturais, a carga orgânica e características do efluente e do processo favoreçam o desenvolvimento delas, e consequentemente, das vantagens de sua utilização. Uma estratégia é a diluição do efluente, de modo a garantir maior estabilidade (principalmente de pH) e evitar inibição por substrato nas microalgas. Nesse sentido, esse trabalho tem por intuito avaliar a utilização da microalga Tetradesmus obliquus LCE-01 no tratamento o soro do leite diluído como também avaliar o processo semicontínuo em sistema aberto sem aeração. Para isso, o processo de remediação foi estudado utilizando a concentração de 1% sob condições de agitação magnética e iluminação constante (100 µmol m-2 s-1). O experimento foi realizado em regime em batelada nos primeiros 7 dias e posteriormente em semicontínuo com taxas de reposição volumétrica de 20, 40, 60 e 80% em intervalos de reposição volumétrica de 3 dias e com um tempo de processo total de 16 dias com pH entre 8-8,5. Os experimentos foram monitorados em relação a pH (pHgâmetro digital), peso seco (gravimetria), DQO (método de digestão com dicromato), NT (método de Kjedahl) e FT (método do ácido ascórbico). O reator com reposição de 80% foi o que obteve os melhores resultados em DQO, NT com respectivamente 80% e 70-80% e remoção do fosfato total de até 70% para a reposição de 40%. Assim, os resultados mostram a potencialidade da Tetradesmus obliquus e para a defesa se realizará os experimentos com o soro diluído 4% para confirmar os resultados.

Presidente - 3081569 - CARLOS EDUARDO DE FARIAS SILVA
Interna - 1456420 - RENATA MARIA ROSAS GARCIA ALMEIDA
Externa ao Programa - 1296115 - ALBANISE ENIDE DA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/08/2022 08:30