PPGEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA CENTRO DE TECNOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/ppgeq

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISA GABRIELA COSTA GOUVEIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISA GABRIELA COSTA GOUVEIA
DATA : 27/01/2023
LOCAL: Sala de aula virtual do Google Meet

Síntese da Zeólita Mordenita na Presença de Glutamato Monossódico

Zeólita; Mordenita; Síntese; Glutamato monossódico; Craqueamento catalítico.

As zeólitas são polímeros inorgânicos complexos e cristalinos que apresentam aplicações interessantes em processos de separação, filtração, troca iônica, catálise e adsorção, devido às propriedades como elevada área superficial, arranjo cristalino bem definido, acidez, capacidade de troca iônica e seletividade. A mordenita é uma zeólita sintética com razão Si/Al relativamente alta, com valores entre 5 e 20, e que apresenta potencial na área de catálise em diferentes processos na indústria, como em reações de hidrocraqueamento, hidroisomerização e alquilação, devido à sua elevada acidez e estabilidade térmica. Contudo, a mordenita possui um sistema unidimensional de poros, o qual gera limitações difusionais aos sítios ativos. Para superar esse problema, a introdução de mesoporos é uma fácil abordagem. O presente trabalho promoveu o estudo de uma nova abordagem da síntese da zeólita mordenita utilizando o glutamato monossódico através do método hidrotérmico a 170 ºC em estufa com agitação de 60 rpm, em diferentes tempos de cristalização. As zeólitas foram caracterizadas por difratometria de raios X, espectroscopia de raios X por energia dispersiva, microscopia eletrônica de varredura, análises termogravimétricas, adsorção/dessorção de nitrogênio e dessorção de amônia à temperatura programada. As amostras selecionadas foram avaliadas nas reações de craqueamento de n-hexano e do polietileno de ultra alto peso molecular. Os materiais foram obtidos com elevada cristalinidade, havendo incremento na razão Si/Al e decréscimo da densidade de sítios ácidos com o aumento do teor de do glutamato monossódico. As análises térmicas revelaram a completa remoção do sal aminoácido da estrutura das zeólitas após sua lavagem. As micrografias exibiram aglomerados de cristais de < 10 μm com geometria variável, havendo a desagregação parcial dos cristais com a utilização do glutamato. As medidas de adsorção/dessorção de nitrogênio indicaram, simultaneamente, uma melhoria nas micro e mesoporosidades para os materiais sintetizados com razão glutamato monossódico/alumina de 2 e 4. Os testes catalíticos do craqueamento de n-hexano resultaram em uma maior seletividade para a formação de olefinas. Menores valores de energia de ativação aparente foram obtidos para a degradação termocatalítica do polietileno de ultra alto peso molecular na presença das zeólitas, com uma redução percentual entre 19 e 36% em comparação ao polímero puro.

Presidente - 1545506 - ANTONIO OSIMAR SOUSA DA SILVA
Interno(a) - 1797785 - LUCAS MEILI
Externo(a) à Instituição - PAULO HENRIQUE LEITE QUINTELA - UFS
Notícia cadastrada em: 16/01/2023 12:21