PPGEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA CENTRO DE TECNOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/ppgeq

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELY CARLOS HENRIQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELY CARLOS HENRIQUE
DATA : 10/02/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGEQ

COMPÓSITOS PQC/HDL-ZnAl PARA REMOÇÃO DE CORANTE EM SOLUÇÃO AQUOSA VIA ADSORÇÃO E REAÇÃO DE FENTON

pontos quânticos de carbono, remoção de corante, adsorção. contaminantes emergentes, tratamento de água.

Quando em contato com os recursos hídricos, alguns corantes, fármacos e herbicidas, podem causar sérios danos à fauna e a flora, oferecendo risco também aos seres humanos. Como forma de reduzir a quantidade destas substâncias nos efluentes, o presente trabalho teve como objetivo a sintetize e caracterização os compósitos HDL/ ZnAl com pontos quânticos de carbono pelas rotas de co-precipitação e hidrotérmica, mantendo uma proporção de 2:1 ZnAL. para a remoção de corantes, fármacos e o herbicida 2,4 D em solução aquosa. Como forma de estudo e comparação, foram produzidos quatro materiais dois compósitos com adição de pontos quânticos e carbono (PQC) representados por H-HDL/ZnAl-CO3-PQC (Hidrotérmico com PQC) e C-HDL/ZnAl-CO3-PQC (co-precipitação com PQC) e dois HDLs sem os PQCs (C-HDL/ZnAl-CO3) e (H-HDL/ZnAl-CO3). Inicialmente foram realizados testes de afinidade com os fármacos (ácido salicílico, 17 alfa metiltestosterona, cafeína, propranolol, rifampicina, diclofenaco sódico, paracetamol e amoxicilina), herbicidas 2,4 D e corantes (laranja de metila, vermelho congo, verde malaquita, fucsina alcalina, fucsina ácida, rodamina B, alizarina, azul de metileno e Safranina) utilizando os quatros materiais. Em seguida, foram definidos e escolhidos o melhor adsorbato e o melhor material adsorvente, dando prosseguimento aos estudos. Os agentes adsorventes foram caracterizados via espectroscopia no infravermelho (FTIR), difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de energia dispersiva de raios-x (EDX) e ponto de carga zero (pHPCZ). Nos testes de afinidade os materiais C-HDL/ZnAl-CO3-PQC, C-HDL/ZnAl-CO3 apresentaram elevadas eficiências de remoções para os corantes vermelho congo e verde malaquita adsorvendo (91,6% e 97,35%), (97,6%, e 98,68%), respectivamente. Os materiais H-HDL/ZnAl-CO3-PQC e H-HDL/ZnAl-CO3, obtiveram boa adsorção para o alaranjado de metila adsorvendo 75,55% e 73,15%, respectivamente. Além do alaranjado, o verde malaquita, também, teve uma boa interação com o H-HDL/ZnAl-CO3, sendo removido 72,41%. O C-HDL/ZnAl-CO3, adsorveu 71,4% do herbicida 2,4D, já os demais materiais obtiveram pouquíssima interação. Tanto o C-HDL/ZnAl-CO3-PQC quanto o H-HDL/ZnAl-CO3-PQC não tiveram bons resultados comparados com o H-HDL/ZnAl-CO3, que chegou a adsorver 43,42% de ácido salicílico, 70,51% Rifampicina e 82,6% de diclofenaco de sódio e o C-HDL/ZnAl-CO3 que adsorveu 60,1% de rifampicina. Diante dos resultados obtidos com os corante, de início, optou-se por trabalhar com o C-HDL-ZnAl-CO3-PQC e o azul de metileno. Visto que o C-HDL-ZnAl-CO3 não apresentou nenhuma interação com o azul chegando a 0% de remoção e o C-HDL-ZnAl-CO3-PQC a 32% . Então foram realizados diversos ensaios para estudar a influência dos principais parâmetros como que poderiam influenciar o processo adsortivo, como a dosagem do adsorvente (0,05 a 0,5 g) e o pH da solução (1 a 12,1) e concentração do adsorvato (5 a 50 mg. L-1). O melhor resultado de adsorção foi obtido para 0,02 g, concentração de 25 mg. L-1 e pH da solução de 6,08.

Presidente - 1797785 - LUCAS MEILI
Interno(a) - 3731108 - LIVIA MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Interno(a) - 3182573 - RODOLFO JUNQUEIRA BRANDAO
Externo(a) à Instituição - JORDANA GEORGIN