PPGM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS CENTRO DE TECNOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE NASCIMENTO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE NASCIMENTO DE LIMA
DATA : 26/04/2024
LOCAL: Universidade Federal de Alagoas

DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA OBTENÇÃO DE CONCRETO CELULAR ESPUMOSO DE ALTO DESEMPENHO

concreto celular espumoso; dosagem; desempenho

Para contornar a desvantagem do concreto convencional quanto ao alto peso-próprio, utiliza-se concretos leves. O concreto celular espumoso (CCE) é um tipo de concreto leve que pode ser alcançado pela incorporação de bolhas de ar milimétricas sem conexão, na sua estrutura, no estado fresco, com uma espuma estável, que resiste aos esforços de mistura, transporte e lançamento. Este concreto alcança densidades entre 400 kg/m3 e 1850 kg/m3, que, além da redução do peso, melhora o isolamento acústico e térmico, aumenta a resistência ao fogo, entre outras vantagens. Apesar de algumas desvantagens no comportamento mecânico, sua utilização vem aumentando na construção civil. Embora alguns métodos de dosagem do CEE sejam conhecidos, até incorporados em normas, eles não levam em consideração as interações entre os materiais constituintes do concreto (argamassa) que podem afetar seu desempenho, levando a um processo de fabricação por tentativa e erro. Este trabalho tem como finalidade propor uma metodologia de dosagem para o CCE, que leva em consideração os materiais empregados e as interações entre eles. A ideia foi estudar os efeitos da espuma formada pelo aditivo incorporador de ar na pasta base e a incorporação das areias na pasta base e na pasta celular, por meio de curvas de dosagem, analisando seus efeitos sobre as propriedades plásticas e endurecidas. Foram utilizadas 2 (duas) areias de granulometrias diferentes, 2 (dois) cimentos de classes diferentes, 1 (uma) adição pozolânica e 1 (um) aditivo superplastificante (para melhorar o desempenho) e um (1) aditivo modificador de viscosidade (para melhorar a estabilidade das espumas). Destaque pode ser dado ao desenvolvimento da geração da espuma com um agitador comum de laboratório, com uma sonda adaptada. Os resultados indicam que a metodologia proposta é eficiente, independente dos materiais escolhidos. Consegue-se observar nitidamente a influência dos materiais utilizados nas propriedades do CCE.

Presidente - 2120767 - PAULO CESAR CORREIA GOMES
Interno(a) - 2544065 - MARCIO ANDRE ARAUJO CAVALCANTE
Externo(a) ao Programa - 3182546 - CASSIA VANESSA ALBUQUERQUE DE MELO - UFALExterno(a) ao Programa - 1121792 - FLAVIO BARBOZA DE LIMA - UFALExterno(a) à Instituição - ROBERTO CESAR DE OLIVEIRA ROMANO
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 21:29