PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSYCA KAREN CAMPOS JANUÁRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JÉSSYCA KAREN CAMPOS JANUÁRIO
DATA: 10/12/2019
LOCAL: Sala 207, Miniauditorio da Escola de Enfermagem – EENF/UFAL,

O SIGNIFICADO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM NA HOSPITALIZAÇÃO PEDIÁTRICA

O brincar e o lazer constituem uma das áreas prioritárias das políticas públicas para a primeira infância. Nesse sentido a criança hospitalizada tem o direito de desfrutar de alguma forma de recreação. Assim, o Brinquedo Terapêutico surgiu como um recurso na diminuição da ansiedade decorrente de situações ameaçadoras e atípicas. Funcionando como um recurso para enfrentar a hospitalização, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) reconhecia a utilização da técnica do BT como competência do Enfermeiro que atua na área pediátrica, entretanto, a partir de 2017, o COFEN passou a reconhece-lo como competência de toda a Equipe de Enfermagem que atua na área pediátrica, na assistência à criança e família. Observou-se ainda que os estudos voltados ao tema do BT tinham o enfoque maior na criança e poucos relacionavam o uso do BT à equipe de enfermagem. emergindo daí uma indagação: Qual o significado do brinquedo terapêutico para a equipe de enfermagem na hospitalização pediátrica? Com isso, o presente estudo propõe-se a compreender o significado do Brinquedo Terapêutico para a equipe de enfermagem no cuidado de enfermagem na hospitalização pediátrica. Reconhece-se a importância desse, por perpassar um direito da criança e do adolescente hospitalizados, por contribuir para uma das áreas prioritárias das políticas públicas para a primeira infância, por ser uma reconhecida necessidade da criança que respeita as características de crescimento e desenvolvimento das mesmas. Estudo descritivo, de abordagem qualitativa. O cenário foi a Clínica Pediátrica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), situado na cidade de Maceió em Alagoas, com capacidade para 24 leitos, quatro enfermarias, e também uma brinquedoteca. Os participantes foram os 29 profissionais da equipe de enfermagem vinculados a Clínica Pediátrica do HUPAA. A coleta de dados foi realizada por entrevista semiestruturada individual e observação não estruturada. Os profissionais de enfermagem são sensíveis aos aspectos negativos da hospitalização pediátrica e reconhecem a importância de meios para diminuição desse sofrimento, reconhecendo o brincar e uso do brinquedo no ambiente hospitalar como benéficos, tanto para as crianças, como para seus familiares e para os próprios profissionais de saúde. Porém a técnica do BT ainda não é clara para a equipe de enfermagem, a utilização do BT é mais relacionada aos alívios do medo e da ansiedade, também desconhecem as legislações a respeito do BT, mas em suas falas mostram experiências que se aproximam das finalidades do BT. O uso do brinquedo no hospital ainda é visto como dissociado do cuidado de enfermagem, o que mostra a necessidade de estudos sobre o tema, assim como a importância das instituições implantarem tal uso, precedido de capacitações, o que fortalecerá uma assistência de enfermagem qualificada, a partir de um olhar direcionado para as necessidades e particularidades da hospitalização pediátrica e promovendo a reflexão crítica acerca da prática da equipe de enfermagem frente ao brinquedo terapêutico.

PALAVRAS-CHAVE:

Jogos e Brinquedos, Enfermagem Pediátrica, Equipe de Enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Externo(a) ao Programa - 2395972 - ANA CAROLINA SANTANA VIEIRA
Presidente - 1466486 - INGRID MARTINS LEITE LUCIO
Externo(a) ao Programa - 3501846 - IVANISE GOMES DE SOUZA BITTENCOURT
Notícia cadastrada em: 07/12/2019 22:30
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 02/05/2024 15:40