PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILANE CAMILA FERREIRA DE LIMA FRANCISCO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LEILANE CAMILA FERREIRA DE LIMA FRANCISCO
DATA: 28/01/2020
LOCAL: SALA 221 DA ESCOLA DE ENFERMAGEM - EENF

EFEITO DA MEDITAÇÃO NA ANSIEDADE E NA QUALIDADE DE VIDA EM MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Introdução: As minorias sexuais e de gênero são alvo de discriminação, o que contribui com a exclusão social e com grande associação à vulnerabilidade à sua saúde mental e ao sofrimento, repercutindo no desenvolvimento de transtornos mentais, como o transtorno de ansiedade generalizada e numa qualidade de vida prejudicada. Nesse contexto, percebe-se que são necessárias ações voltadas a essa população, como a meditação, que atua no sentido de complementar as práticas destinadas ao cuidado. Objetivo: Avaliar o efeito da meditação na ansiedade e na qualidade vida em minorias sexuais e de gênero. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado de natureza prospectiva, controlado, paralelo, aberto, com dois braços sobre o efeito da meditação com foco na respiração na ansiedade e na qualidade de vida em discentes pertencentes a minorias sexuais e de gênero da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A amostra foi calculada em 50 pessoas, 25 por grupo. Destes, 23 indivíduos participaram do grupo experimental, que receberam a intervenção da meditação por 8 semanas, sendo um encontro semanal de 30min, com três blocos de meditação de 10min cada. Além disso, este grupo recebeu um caderno de meditação para que pudesse realizar práticas diárias de 20min em seu domicílio. O grupo controle foi composto por 19 pessoas, também acompanhado por 8 semanas, mas que não sofreu exposição a nenhuma intervenção. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: Questionário de identificação, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), World Health Organization Quality of Life (WHOQOL) e o MINI (MINI International Neuropsychiatric Interview – Versão 7.0.2). As análises descritivas utilizaram a frequência absoluta e relativa, média e desvio padrão. A análise bivariada utilizou Teste Qui-Quadrado de Pearson (χ2) e correlação de Pearson, Teste t de Student e ANOVA. Foi considerado intervalo de confiança de 95% e valor ρ < 0,05. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFAL, conforme o Parecer Consubstanciado de Autorização sob o número 2.826.905, registrado e aprovado na Plataforma ReBEC (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos), sob o número de registro RBR-3bskgt. Resultados: Identificou-se que houve uma diminuição das médias do IDATE-Estado, ao se comparar o pré-teste (51,87±10,20) com a 4ª semana (42,70±12,85) e a 8ª semana (41,12±14,02) no grupo experimental. Houve redução significativa de ansiedade estado da fase inicial para as 4 semanas de meditação (ρ = 0,015). O mesmo se observou nas médias do IDATE-Traço do grupo experimental, com média no pré-teste de 58,65 (±7,90), 4ª semana de 54,17 (±11,30) e 8ª semana de 51,25 (±12,83). Na qualidade de vida geral, houve um aumento de sua média deste o pré-teste até a finalização do acompanhamento no grupo experimental, sendo 48,91 (±19,18) no pré-teste, 49,45 (±19,02) na 4ª semana e 53,90 (±13,47) na 8ª semana. O mesmo não se verificou no grupo controle, onde a média aumentou na 4ª semana, mas depois diminuiu na 8ª semana. Não se identificou significância estatística no efeito da meditação para a qualidade de vida. Quanto às queixas apontadas por grupo, observou-se uma diminuição significativa da insônia, da 4ª semana (χ²=11,25; p = 0,004) para a 8ª semana de prática (χ²=11,53; p = 0,009). Conclusão: Conclui-se que a hipótese alternativa desta pesquisa é parcialmente verdadeira, ou seja, o efeito da meditação apresentou significância estatística em relação à ansiedade estado, mas não para a qualidade de vida em minorias sexuais e de gênero, comparado ao grupo controle. Assim, a meditação é uma prática integrativa complementar que auxilia na diminuição da ansiedade de seus praticantes. Sendo de fácil acesso, baixo custo e que pode ser utilizada por qualquer pessoa ou profissional da saúde, podendo a enfermagem utilizá-la em sua prática de cuidados.

PALAVRAS-CHAVE:

Meditação. Ansiedade. Qualidade de vida. Minorias sexuais e de gênero.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Externo(a) ao Programa - 1543764 - ANA PAULA NOGUEIRA DE MAGALHAES
Externo(a) ao Programa - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE