PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: ALICE CORREIA BARROS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ALICE CORREIA BARROS
DATA: 18/02/2020
LOCAL: Sala 221 da Escola de Enfermagem - EENF

ANSIEDADE TRAÇO E ESTADO, RISCO PARA DEPRESSÃO E IDEAÇÃO SUICIDA EM GESTANTES DE ALTO RISCO EM ALAGOAS

Introdução: A gestação é um período na vida da mulher que deve ser avaliado com especial atenção por configurar diversas modificações físicas, hormonais, psíquicas e de inserção social, que podem refletir diretamente na sua saúde mental. Ao serem classificadas como de alto risco, essas mulheres estão propensas à expansão de sentimentos como medo, ansiedade e sofrimento. Diante disso, surge a necessidade de responder a seguinte questão norteadora de pesquisa: As gestantes de alto risco de Alagoas apresentam níveis elevados de ansiedade Traço e/ou Estado, risco para depressão e ideação suicida? Objetivo: Avaliar os níveis de ansiedade traço e estado, risco para depressão e ideação suicida em gestantes de alto risco em Alagoas. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 247 gestantes de alto risco nos quatro e únicos ambulatórios de referência para gestação de alto risco no Estado de Alagoas: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes – HUPAA, Maceió – AL; Maternidade Escola Santa Mônica - MESM, Maceió – AL; Espaço Nascer, Arapiraca - AL; e Casa de Assistência à Saúde da Mulher – CASM, Santana do Ipanema - AL. Foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados: Formulário de identificação, Inventário de Ansiedade (IDATE), Escala de Depressão (CES-D) e Escala de Ideação Suicida (BECK). Análise descritiva através da frequência relativa e absoluta, análise bivariada através dos testes qui-quadrado, kolmogov-smirnov, Mann-Whitney e Correlação de Pearson. Para análise dos dados, foi considerado intervalo de confiança de 95% e valor p < 0,05. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, com parecer de número 2970601. Resultados: Em relação ao nível de ansiedade Traço e Estado, obteve-se Ansiedade Estado classificada como alta (24 - 9,7%), moderada (132 - 53,4%) e baixa (91 - 36,8%) e Ansiedade Traço classificada como alta (19 - 7,7%), moderada (147 - 59,5%) e baixa (81 - 32,8%). Foram identificadas 155 (62,8%) gestantes com risco para depressão e 6 (2,4%) possuem ideação suicida. Quanto maior o risco para depressão, maior o risco de ter ansiedade Traço/Estado moderada e alta. Não existe correlação entre depressão e tentativa de suicídio. Os principais fatores de risco encontrados neste estudo são baixa escolaridade, baixa renda familiar e não planejamento da gravidez. Conclusão: O estudo revela que gestantes de alto risco apresentam ansiedade Traço e Estado moderada e alta e risco para depressão. Observou-se que não existe relação entre depressão e tentativa de suicídio em gestantes de alto risco. Foi identificado que quanto menor a escolaridade, maior o risco de apresentar ansiedade Traço, quanto menor a renda familiar maior o risco de ter ansiedade Traço/Estado moderada e alta. E, quando a gravidez não é planejada, existe maior o risco de ter ansiedade Traço moderada e alta.

PALAVRAS-CHAVE:

Enfermagem. Gravidez de alto risco. Ansiedade. Depressão. Ideação suicida.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Interno(a) - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - MARA CRISTINA RIBEIRO - UNCISAL