PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: MARAYSA JÉSSYCA DE OLIVEIRA VIEIRA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARAYSA JÉSSYCA DE OLIVEIRA VIEIRA
DATA: 07/02/2020
LOCAL: Sala 221 da Escola de Enfermagem - EENF

USO DAS BOAS PRÁTICAS OBSTÉTRICAS NA ATENÇÃO AO PARTO SEGURO: UM ESTUDO DE VALIDAÇÃO

Introdução: As políticas públicas no campo da saúde materno-infantil têm apontado para a importância da humanização da assistência em saúde por meio da adoção de práticas baseadas em evidências científicas que respeitem os direitos, a individualidade, a integralidade e a autonomia feminina nos diversos cenários de atenção. Objetivo: Validar o conteúdo de um instrumento que analise o uso das boas práticas obstétricas por profissionais de saúde na atenção ao parto seguro. Metodologia: Trata-se de pesquisa metodológica, com abordagem quantitativa, pautada na validação de instrumento baseado nos seis primeiros passos da Técnica de Validação do Conteúdo segundo Pasquali. Os participantes foram médicos e enfermeiros que atuam na assistência obstétrica em estados brasileiros. Os dados foram coletados utilizando instrumento estruturado com dados de identificação dos participantes, além do instrumento em validação. Os dados dos participantes foram analisados de forma descritiva, já os referentes à análise do conteúdo do instrumento, foram avaliados de forma quantitativa por meio do Índice de Validação de Conteúdo (IVC). Resultados: Dez juízes participaram da pesquisa, cinco médicos e cinco enfermeiros. Todos apresentam especialização em obstetrícia, com um tempo de atuação na área que varia de dois a 30 anos, com uma média de 12,2 anos. Em relação à validação de conteúdo, dos 23 itens propostos no instrumento, 20 itens (incluindo o título) obtiveram IVC 80% a 100%, e quatro IVC 60% a 70%. Os itens que obtiveram índices menores que 80% foram desconsiderados, finalizando o instrumento com 19 itens. Conclusão: O instrumento foi validado quanto ao seu conteúdo, sendo que mais de 80% dos itens propostos no instrumento foram considerados representativos pelos juízes para avaliar a utilização das boas práticas obstétricas por profissionais de saúde na atenção ao parto seguro.

PALAVRAS-CHAVE:

Assistência Perinatal; Parto Humanizado; Estudos de Validação; Enfermagem Obstétrica.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) ao Programa - 1518410 - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES