PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE ANDREAS GARCIA SUAREZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JORGE ANDREAS GARCIA SUAREZ
DATA: 13/02/2020
LOCAL: Sala 221 da Escola de Enfermagem - EENF/UFAL

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA, ANTIOXIDANTE E CITOTÓXICA DE EXTRATOS ETANÓLICOS E SUAS FRAÇÕES DE Encholirium spectabile Mart. ex Shult. & Shult. f.

Encholirium spectabile é uma espécie vegetal, principalmente, utilizada por comunidades de escassos recursos socioeconômicos da Caatinga brasileira como fonte nutricional, alimentícia e para o tratamento de doenças. O objetivo desta pesquisa foi determinar o potencial antimicrobiano, cicatrizante e citotóxico de extratos etanólicos da folha, espinho, casca e raiz e de suas frações, da espécie vegetal E. spectabile. A planta foi coletada no município de Olho D'água do Casado, em Alagoas. Folhas, espinhos, casca e raiz foram cortadas, separadas e submetidas ao método de maceração em frio para a produção de extratos etanólicos. Posteriormente, foi realizado o fracionamento e análises fitoquímica dos extratos obtidos. Obtidas as frações, realizou-se o teste de Microdiluição em Caldo para determinação da concentração inibitória mínima. Testaram-se cepas de Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Shigella flexneri. A partir dos resultados foram escolhidas as frações com as melhores concentrações inibitórias e realizados ensaios biológicos in vitro e in vivo para determinação do potencial biológico desta espécie. A identificação do potencial antioxidante foi realizada a partir do método de seqüestro de radicais livres e a avaliação do potencial antioxidante foi realizada por meio do ensaio de toxicidade aguda de Artemia salina sp. O teste de microdiluição em caldo demonstrou alta e moderada atividade inibitória contra cepas Gram positivas para as frações FAer 31μg/mL e FHc 125μg/mL. Já as frações FAef 250μg/mL e FMf 500μg/mL, moderada e baixa atividade antimicrobiana, respectivamente. As análises fitoquímicas mostraram a presença de duas principais famílias metabólicas: compostos fenólicos e terpenóides. O método de seqüestro de radicais livres evidenciou porcentagens superiores a 80% quando testada a FHc em concentrações a partir dos 30μg/ml, 40μg/ml e 50μg/ml e porcentagens superiores a 80% e muito próximos de 90% quando testada a FAer nas concentrações de 20μg/ml, 30μg/ml, 40μg/ml e 50μg/ml. No ensaio de toxicidade aguda, de A. salina utilizando as FAef, Fmf, FHc e FAer nas concentrações de 2000μg/ml, 1000μg/ml, 500μg/ml e 250μg/ml comprovou-se que as amostras não foram tóxicas. Esses resultados confirmam o potencial medicinal e biotecnológico da espécie estudada, sendo necessário o investimento em novos estudos que permitam o aproveitamento desta espécie vegetal.

PALAVRAS-CHAVE:

Encholirium spectabile, Atividade antimicrobiana, Atividade antioxidante, Atividade citotóxica.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Presidente - 3374540 - REGINA CELIA SALES SANTOS
Externo(a) ao Programa - 1490861 - ROSSANA TEOTONIO DE FARIAS MOREIRA