PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: LARISSA HOULY DE ALMEIDA MELO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LARISSA HOULY DE ALMEIDA MELO
DATA: 17/02/2020
LOCAL: Sala 221 da Escola de Enfermagem - EENF/UFAL

VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DO INSTRUMENTO: CONSULTA DE ENFERMAGEM PARA PESSOA COM ÚLCERA FALCÊMICA À LUZ DA TEORIA DE OREM

Introdução: a doença falciforme constitui uma patologia muito presente na população brasileira e o sistema de saúde deve estar organizado para cuidar desse público. Para sistematizar a assistência de enfermagem é imprescindível o uso de ferramentas que darão suporte para obtenção de dados quanto à forma e conteúdo. Reafirmando, assim, a importância do processo de validação. Objetivo: validar o conteúdo do instrumento “Consulta de enfermagem para pessoa com úlcera falcêmica, à luz da teoria de Orem”. Metodologia: a proposta metodológica para validação do instrumento obedeceu aos critérios estabelecidos pelos procedimentos teóricos de Pasquali (1998)Assim, a pesquisa perpassou por 3 momentos. Momento 1) construção do instrumento; 2) Análise dos juízes peritos na área, que foram selecionados de acordo com os critérios de Fehring (1994). Os juízes julgaram o instrumento, através de escala Likert de 5 pontos, quanto clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. A análise destes dados foi mediante o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC), sendo adotada a concordância entre juízes igual ou maior que 0.8. O momento 3) aconteceu através da análise semântica, utilizando a técnica de brainstorming. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, sob o número CAAE: 04247718.4.0000.5013. Resultados: a elaboração dos 23 itens e 271 subitens do instrumento ocorreu a partir dos 12 critérios de construção de itens para escalas psicométricas, de um levantamento literário sobre pessoa com úlcera falcêmica e dos conceitos e pressupostos da teoria postulada por Orem. 9 juízes peritos na área foram responsáveis por julgar os itens, sendo 8 (89%) do sexo feminino e 1 (11%) do sexo masculino. Destes, 2 (22%) possuem pós-doutorado e 7 (78%) possui doutorado. No quesito clareza de linguagem, 17 itens (74%) obtiveram CVC=0.9, 4 (17,3%) itens apresentaram CVC=1 e apenas 2 (8,7%) CVC=0.8. No quesito pertinência prática 21 itens (91,3%) obtiveram CVC=1 e 2 (8,7%) foram identificados com CVC=0.9. Em se tratando se relevância teórica, 20 itens (87%) tiveram CVC=1,0 e 3 itens (13%) CVC=0.9. O instrumento obteve CVC total de 0.94. Os juízes teceram 96 comentários, 73 sugestões foram acatadas. A deliberação de aceitar ou não as sugestões fundamentaram-se na literatura pertinente. Na análise semântica3 estudantes do último ano do curso de enfermagem, julgaram item por item do instrumento quanto a compreensão dos mesmos. 4 itens receberam sugestão de adequação e todas foram acatadasConclusão: Desta forma, o instrumento apresenta conteúdo válido e está organizado para viabilizar embasamento científico ao enfermeiro e o pensamento crítico para tomar as decisões clínicas que possam satisfazer as reais necessidades de autocuidado da pessoa com úlcera falcêmica. A Teoria de Orem foi vista como apropriada, sendo clara e valorosaSalienta-se a importância da análise semântica para facilitar o entendimento dos itens e subitens do instrumento, tornando-o compreensível para todos os extratos da população meta. Esta pesquisa contribuiu para o fortalecimento da enfermagem como ciência, e para a melhoria da assistência a pacientes com úlcera falcêmica.

PALAVRAS-CHAVE:

Validação; Teoria de Enfermagem; Autocuidado; Anemia Falciforme; Úlcera de perna

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Interno(a) - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) ao Programa - 2422344 - PATRICIA DE ALBUQUERQUE SARMENTO
Presidente - 2582344 - THAIS HONORIO LINS BERNARDO
Notícia cadastrada em: 12/02/2020 12:03
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 02/05/2024 14:09