PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLAYNE REYNAUX VIEIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: KARLAYNE REYNAUX VIEIRA DE OLIVEIRA
DATA: 19/03/2020
LOCAL: Sala 221 da Escola de Enfermagem - EENF

ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE COMO FERRAMENTA DE RESSOCIALIZAÇÃO: PERCEPÇÃO DE MULHERES ENCARCERADAS

O crescimento do número de reeducandas chama a atenção para múltiplos problemas que afetam o universo da mulher, entretanto, a sociedade dispõe de um sistema prisional com restrito acesso aos serviços de saúde. Nessa perspectiva, há urgência na materialização de práticas que proporcionem o cumprimento da pena de privação de liberdade associada ao processo de ressocialização considerando a saúde como um dos pilares para o sucesso desse processo. Este estudo teve como objetivodesvelar a percepção das mulheres sobre o acesso aos serviços de saúde como uma ferramenta do processo de ressocialização.Trata-se de um estudo fenomenológico-sociológico, com abordagem qualitativa, realizado entre os meses de Novembro/2018 a Novembro/2019. O cenário de estudo foi o Estabelecimento Prisional Feminino Santa Luzia (EPFSL), localizado em Maceió, Alagoas, as participantes da pesquisa foram 10 mulheres em condição de privação de liberdade.A Fenomenologia Social de Alfred Schutz foi elencada como referencial teórico-metodológico possibilitando desvelar as percepções e significados sobre o acesso aos serviços de saúde como uma ferramenta do processo de ressocialização e construir as seguintes categorias temáticas: Percepções do acesso aos serviços de saúde: A invisibilidade das mulheres e Acesso aos serviços de saúde como uma ferramenta de ressocialização: Elos dilacerados e Trabalho e Leitura como alternativa de Fuga do esquecimento, da ociosidade e solidão. Os dados possibilitaram desvelar a percepção de invisibilidade das mulheres frente aos serviços de saúde, e principalmente, há uma desvinculação dos serviços de saúde com o processo de ressocialização. As mulheres enxergam a ressocialização direcionada apenas as atividades de educação e trabalho, e os mesmos são utilizados como estratégia de fuga temporária do esquecimento, da ociosidade e solidão que permeia as celas do presidio. Sob a ótica delas, o fenômeno da ressocialização não possui elos que se inter-relacionam ao acesso aos serviços de saúde.

PALAVRAS-CHAVE:

Prisões; Direito à saúde; Assistência à saúde; Cuidados de enfermagem; Saúde da mulher; Socialização.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Interno(a) - 2121388 - JOVANIA MARQUES DE OLIVEIRA E SILVA