PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIAN MAYARA DA SILVA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: VIVIAN MAYARA DA SILVA BARBOSA
DATA: 27/05/2020
LOCAL: Sala Virtual - Webconferência

ANÁLISE DOS EVENTOS ADVERSOS DECORRENTES DO PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM

BARBOSA, VMS. Análise dos Eventos Adversos Decorrentes do Processo de Trabalho em Enfermagem. [Dissertação] Maceió(AL): (Programa de pós-graduação em Enfermagem, Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.

A segurança do paciente é considerada um dos pilar da qualidade em saúde e os erros na assistência em saúde são uma das principais causas de morte no mundo. Este estudo teve como objetivo analisar os Processos Ético-disciplinares,decorrentes de eventos adversos arquivados no Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, à luz da Cultura de Segurança do Paciente.Trata-se de um estudo retrospectivo, exploratório-descritivo do tipo documental. A pesquisa foi desenvolvida no Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas. Os dados foram coletados entre os meses de fevereiro a outubro de2019, após a aprovação do Comitê de Ética.  Foram identificados 60 processos éticos em posse da Autarquia e destes sete eram decorrentes de eventos adversos. A maior parte (57%) das envolvidas nos eventos eram profissionais do nível médio, seguido profissionais do nível superior (29%). A categorização dos eventos encontrados nos processos permitiu identificar que a maioria das ocorrências aconteceu em Unidades de Atenção Básica, e que em geral foram percebidos a erros em nível de habilidade e conhecimento, que culminaram no dano. Deve-seatenção especial aos casos relacionados à administração de injetáveis, classificados como Danos Graves. Diante a complexidade da assistência à saúde, ter ciência do quantitativo de Eventos Adversos que geraram Processos Éticos e a forma como foram conduzidos serve como contributo para auxiliar nas fragilidades encontradas na comum abordagem individual ao erro, que comprometem todo o processo de julgamento à luz da Cultura Justa, e fomentam a cultura do medo.

PALAVRAS-CHAVE:

Enfermagem. Qualidade da Assistência à Saúde. Segurança do Paciente. Processo de trabalho.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Externo(a) à Instituição - AMANDA CAVALCANTE DE MACEDO - UNCISAL
Interno(a) - 1566710 - ISABEL COMASSETTO