PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA ALENCAR GONCALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PAULA ALENCAR GONCALVES
DATA: 06/07/2020
LOCAL: Parecer Descritivo

APLICAÇÃO DA VACINA HEPATITE B NA REGIÃO VENTROGLÚTEA: MENSURAÇÃO DA REAÇÃO LOCAL ÁLGICA EM RECÉM-NASCIDOS

O objeto deste estudo é a medida da dor provocada pela aplicação da vacina Hepatite B na Região Ventroglútea em recém-nascidos. A referida vacina é administrada por via intramuscular preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, pela equipe de enfermagem. Dentre os sítios de aplicação de injeções por essa via, a Região ventroglutea é considerada desde a década de 50 e ao longo dos anos como a mais segura para utlização, tanto em adulto quanto em crianças, porém na prática profissional é a de menor eleição por parte dos profissionais, principalemente em neonatos e lactentes. No campo da imunização, pesquisas demonstram que a utilização desse sítio confere igual imunogenicidade e menor reatogenicidade local. Dentre as reações locais, o aspecto dor em isolado não vem sendo focalizado com frequência nos estudos. Diante disso, surgiu as seguintes questões norteadoras: qual a intensidade da dor produzida ao se administrar a vacina Hepatite B na RVG em recém-nascidos? Há variação da intensidade da dor conforme as características antropométricas do Recém-Nascido? Objetivo: Analisar a intensidade da dor produzida pela aplicação da vacina Hepatite B na região ventroglútea em recém-nascidos. Metodologia: Estudo quantitativo, exploratório de corte transversal, realizado no alojamento conjunto do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. A amostra foi comporta por 121 RNs, que estiveram em Alojamento Conjunto no período de outubro de 2019 a janeiro de 2020 e que obedeceram aos critérios de inclusão. A coleta de dados iniciou-se após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer n° 3.606.133. Para análise da dor foi aplicada a escala de NIPS e mensurada a frequência cardíaca antes e durante a vacinação, bem como cronometrado o tempo de choro. Os escores de dor produzidos através da escala foram relacionados ao sexo, cor, idade gestacional de nascimento, peso, comprimento, horas de vida e o uso de medidas de conforto durante o procedimento. Os dados foram inseridos no programa Microsoft Office Excel e Bioestat 5.0. Para descrição dos dados utilizou-se as medidas: mínimo, máximo, mediana, média, desvio padrão, coeficiente de Correlação de Spearmam e para o campo analítico, utilizouse o teste Mann Whitney e Kruskal Wallis. Resultados: evidenciou-se que, a grande maioria dos neonatos embora estivessem confortáveis antes da vacinação, apresentaram dor durante o procedimento, com um escore médio calculado pela escala de NIPS de 2,87 (ausência de dor) antes e de 6,14 (presença de dor) durante o procedimento, sendo considerado estatisticamente significativo (p<0,0001).Houve significância estatística apenas para os RNs que receberam medidas de conforto. Identificou-se uma correlação positiva fraca entre a FC e os escores de dor de NIPS e uma correlação forte deste último com o tempo de choro.

PALAVRAS-CHAVE:

Injeções Intramusculares. Enfermagem neonatal. Dor. Vacinação.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Externo(a) à Instituição - ANA LUIZA NETO JUNQUEIRA - UFG
Interno(a) - 1119876 - MARIA CRISTINA SOARES FIGUEIREDO TREZZA