PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERT LINCOLN BARROS MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ROBERT LINCOLN BARROS MELO
DATA: 04/08/2020
LOCAL: Parecer Descritivo

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA TUBERCULOSE ENTRE AS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

Introdução: A tuberculose (TB) é um importante problema de saúde pública mundial. A TB persiste como importante e desafiador problema no âmbito da saúde da população, contribuindo para manutenção do quadro de desigualdade e exclusão social em diversos países. O ambiente prisional é marcado por fragilidades, como superlotação e ventilação deficiente, nutrição precária, más condições sanitárias e higiênicas, além do consumo de drogas, das doenças associadas e do precário serviço de saúde. No país, a taxa de incidência da tuberculose na população prisional é cerca de 28 vezes superior à da população geral. Diante disso, surge a necessidade de responder a seguinte questão norteadora de pesquisa: Quais as características epidemiológicas dos casos novos de tuberculose entre as pessoas privadas de liberdade notificadas em Alagoas no período de 2009 a 2018? Objetivo: Analisar as características epidemiológicas dos casos novos de tuberculose entre as pessoas privadas de liberdade notificadas em Alagoas no período de 2009 a 2018. Método: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, retrospectivo de abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por pessoas privadas de liberdade notificadas com tuberculose no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) procedentes das unidades prisionais do estado de Alagoas no período de 2009 a 2018. Os dados explicitados foram analisados por meio da estatística descritiva, com base na frequência relativa e absoluta em percentual. Os dados foram tabulados no formato de um banco no software Excel e posteriormente analisados estatisticamente no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 21. Resultados: Na série histórica de 2009 a 2018, observa-se a notificação/ocorrência de casos novos associados às pessoas privadas de liberdade (PPL) em todas as Regiões de Saúde/RS do Estado de Alagoas. Além disso, três picos importantes de elevação do número de casos novos de tuberculose no sistema prisional são eles 12,9% (2013), 10,5% (2016) e 15,2% (2018). Dentre os 363 casos novos notificados de tuberculose entre as pessoas privadas de liberdade de Alagoas, constata-se que 81,5% eram do sexo masculino. Em relação à faixa etária (em anos), o maior número de casos concentra-se entre 20 e 39 anos (63,9%). Em relação à raça/cor da pele, 291 (80,2%) eram da cor preta/pardos e 10,7% eram brancos. A prevalência de pretos/pardos é cerca de oito vezes a prevalência de brancos. Em relação às características clínicas dos casos novos de tuberculose, a forma clínica pulmonar esteve quase que na totalidade, representada em 90,4% dos casos. Conclusão: O crescente número de pessoas em situação de confinamento no sistema prisional é um dos principais fatores que agravam os problemas relacionados à saúde nesse ambiente. O estudo revela o aumento dos casos novos de tuberculose entre as PPL durante o período estudado, havendo uma predominância de indivíduos com cor da pele parda e baixa escolaridade na população estudada. A realidade das unidades prisionais no Brasil favorece a disseminação da micobactéria: superlotação, baixa incidência solar, acesso limitado ao serviço de saúde, desnutrição, uso de álcool e drogas, tabaco e comorbidades como HIV.

PALAVRAS-CHAVE:

Tuberculose; Pessoa Privada de Liberdade; Sistema Prisional; Populações vulneráveis

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - CLODIS MARIA TAVARES - UFAL
Externo(a) à Instituição - ERLON OLIVEIRA DOS SANTOS - SMS
Notícia cadastrada em: 31/07/2020 23:26
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 02/05/2024 11:44