PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANNA MICHELLA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ALANNA MICHELLA OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE
DATA: 25/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/utv-wzio-zpi

SEGURANÇA E IMUNOGENICIDADE NA ADMINISTRAÇÃO DE VACINA POR VIA INTRAMUSCULAR SEM ASPIRAÇÃO ANTES DA INJEÇÃO: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Introdução: a aspiração antes da injeção intramuscular (IM) trata-se de uma prática de longa data, mas estudada cientificamente apenas nas últimas duas décadas, pois não existiam evidências científicas que justificassem sua utilização, sendo adotada pela enfermagem como uma precaução para verificar se foi atingido algum vaso sanguíneo. Porém, os locais comumente utilizados para vacinação IM (vasto lateral da coxa, deltoide e ventro-glúteo) não possuem vasos de grande calibre para que haja a infusão endovenosa do imunobiológico. Além disso, a não aspiração pode reduzir a dor no procedimento por torná-lo mais rápido. Desse modo, este estudo busca responder a seguinte questão norteadora: a técnica de não aspiração antes da administração de vacina via IM é segura em comparação à técnica padrão com aspiração? Objetivo: avaliar a ocorrência de eventos adversos e a eficácia através da soroconversão de anticorpos protetores após injeção intramuscular da vacina Hepatite A sem realizar a aspiração para verificar retorno venoso. Material e método: trata-se de um estudo experimental, longitudinal, analítico, do tipo ensaio clínico randomizado (ECR) duplo-cego, realizado com pessoas de 18 a 50 anos utilizando a vacina Hepatite A inativada por via IM na região ventro-glútea, com amostra de 79 participantes no grupo experimental (GE) submetidos à injeção lenta sem aspiração e 76 participantes no grupo controle (GC) à injeção lenta com aspiração. Os indivíduos foram alocados nos grupos através de randomização em bloco. Foi aplicada a escala numérica de intensidade da dor, realizada a aferição da pulsação por minuto e saturação periférica de oxigênio (SpO2) durante a vacinação, avaliação diária dos participantes até 72 horas pós-vacinação e análise sorológica da titulação de anticorpos contra a Hepatite A (anti-HAV IgG) antes e após a vacinação. Os dados foram tabulados no Programa Microsoft Office Excel e analisados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 21.0. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial, considerando significância estatística quando p > 0,05 e intervalo de confiança de 95 %. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) por meio de parecer consubstanciado sob nº 3.315.929. Resultados: participaram do estudo 155 pessoas com idade média de 38,28 anos (dp ± 10,46), a maioria homens (68,4 %, n = 106) e pertencentes à raça parda (62 %, n = 97). A média da escala de dor foi de 1,83 pontos (dp ± 2,39) na população total, participantes do sexo feminino (p = 0,007) e com mais idade (p = 0,024) apresentaram menor intensidade da dor. O grupo experimental apresentou média de dor menor que o grupo controle, mas não houve significância estatística (p = 0,059). A maioria dos participantes (80,65 %) apresentou imunidade anterior ao vírus da Hepatite A (≥ 10 mUI/mL), com anti-HAV IgG médio de 108,33 mUI/mL (dp ± 58,84). Não existiram diferenças significativas em relação às variáveis sexo, raça, doenças prévias e uso de medicamento nos títulos de anticorpos pós-vacinação. Não ocorreram eventos adversos graves relacionados à vacinação. Conclusão: os resultados parciais deste estudo indicam que o alívio da dor é um dos fatores a serem considerados na escolha da técnica de vacinação (com ou sem aspiração), mas o local de aplicação da injeção (região ventro-glútea) pode ter contribuído para a ausência de significância entre os grupos.

PALAVRAS-CHAVE:

Vacinação. Injeções Intramusculares. Imunogenicidade da Vacina. Reação no Local da Injeção.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Externo(a) ao Programa - 2422344 - PATRICIA DE ALBUQUERQUE SARMENTO
Interno(a) - 2022453 - PATRICIA DE CARVALHO NAGLIATE