PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA LIMA DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: BRUNA LIMA DA SILVEIRA
DATA: 24/08/2020
LOCAL: meet.google.com/kbf-phei-mty

PRONTIDÃO PARA ALIMENTAÇÃO ORAL DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS EM USO DE SONDA OROGÁSTRICA COM FIXAÇÃO EM REGIÃO ANTERIOR ÀS ORELHAS: ESTUDO DE COORTE

A amamentação é uma das mais complexas habilidades neonatais e ocorre devido a aspectos fisiológicos específicos que envolvem a movimentação de estruturas orofaciais de maneira coordenada, presença de reflexos orais e extração efetiva do leite. A fixação da sonda orogástrica em região que mantenha livre a musculatura envolvida no ato de sucção favorece a efetividade da ação muscular e do padrão de sucção. Dessa forma, a escolha criteriosa da localização de fixação da sonda orogástrica pode contribuir para o favorecimento do processo de transição alimentar. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi comparar os efeitos da fixação da sonda orogástrica em região anterior às orelhas com outros tipos de fixação relacionados à prontidão para alimentação oral de recém-nascidos prematuros. Trata-se de um estudo de coorte. Participaram do estudo recém-nascidos prematuros, entre 34 a 37 semanas de idade gestacional, em uso de sonda orogástrica como via de alimentação alternativa. Estes foram divididos em dois grupos, o grupo de expostos, compostos por recém-nascidos com sonda orogástrica fixada em face em região anterior às orelhas e o grupo de não expostos, compostos por recém-nascidos em uso de sonda orogástrica fixados em outras regiões da face. Foram realizadas duas avaliações, com intervalo mínimo de 24 horas, sendo utilizado o Instrumento de Avaliação da Prontidão do Prematuro para Início da Alimentação Oral - PROFAS para direcionar a avaliação. Participaram do estudo 52 recém-nascidos, sendo 26 recém-nascidos em cada grupo de estudo. Observou-se que, na ocasião do início da transição alimentar, os recém-nascidos que fizeram uso da sonda orogástrica fixada em região anterior às orelhas apresentaram maior prontidão para alimentação oral quando comparados a recém-nascidos que utilizaram interface de fixação em região supralabial, sendo observada diferença significativa entre os grupos (p=0,05). Quando analisados os itens de desempenho de maneira isolada, o item reflexo de vômito apresentou predominância no grupo de fixação em região anterior às orelhas (p=0,05). Conclui-se que a fixação da sonda orogástrica em região anterior às orelhas está associada à maior prontidão para alimentação oral em recém-nascidos prematuros quando comparada com a fixação supralabial.

PALAVRAS-CHAVE:

Recém-Nascido Prematuro; Comportamento de Sucção; Nutrição Enteral; Aleitamento Materno.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Interno(a) - 1466486 - INGRID MARTINS LEITE LUCIO
Externo(a) à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO CARNEIRO PESSOA DE SANTANA - UNCISAL