PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: PAULA ALENCAR GONCALVES

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PAULA ALENCAR GONCALVES
DATA: 25/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/bjw-jbsr-nrm

APLICAÇÃO DA VACINA HEPATITE B NA REGIÃO VENTROGLÚTEA: AVALIAÇÃO DA REAÇÃO ÁLGICA EM RECÉM-NASCIDOS

Introdução: O objeto deste estudo é a avaliação da reação álgica provocada pela aplicação da vacina Hepatite B na Região Ventroglútea em recém-nascidos. Essa vacina é administrada por via intramuscular, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, no vasto lateral da coxa pela equipe de enfermagem. Em detrimento a isso, há a região ventroglutea considerada há 60 anos como a mais segura para injeções intramusculares, porém na prática clínica é a de menor eleição por parte dos profissionais, principalemente em recém-nascidos. Pesquisas demonstram que a utilização desse sítio confere igual imunogenicidade e menor reatogenicidade local. Dentre as reações locais, a dor necessita de maiores elucidações, as produções existentes sugerem sua diminuição ao utilizar essa região. Objetivo: o objetivo geral foi analisar a reação álgica produzida pela aplicação da vacina Hepatite B na região ventroglútea em recém-nascidos e os específicos: analisar se a resposta álgica difere nos sexos masculino e feminino, verificar se difere conforme o peso, o comprimento, bem como o índice de massa corporal e comparar a resposta álgica conforme a idade gestacional de nascimento. Metodologia: Estudo quantitativo, exploratório de corte transversal, realizado no alojamento conjunto de um hospital universitário. A população foi composta por 121 Recém-nascidos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer n° 3.606.133. Para análise da reação álgica foi aplicada a escala de NIPS e mensurada a frequência cardíaca antes e durante a vacinação, bem como cronometrado o tempo de choro. Os escores produzidos através da escala foram relacionados ao sexo, cor, idade gestacional de nascimento, peso, comprimento, horas de vida e o uso de medidas de conforto durante o procedimento. Os dados foram inseridos no programa Microsoft Office Excel e Bioestat 5.0. Para descrição dos dados utilizou-se as medidas: mínimo, máximo, mediana, média, desvio padrão, coeficiente de Correlação de Spearmam e para o campo analítico, utilizou-se o teste Mann Whitney e Kruskal Wallis. Resultados: Evidenciou-se que a maioria dos recém-nascidos, embora estivessem confortáveis antes da vacinação, apresentaram dor durante o procedimento, com um escore médio calculado pela escala de NIPS de 2,87 (ausência de dor) antes e de 6,14 (presença de dor) durante, sendo considerado estatisticamente significativo (p<0,0001). Não houve diferença significativa entre os escores e as variáveis sexo, cor, idade gestacional de nascimento, peso, comprimento e horas de vida. Houve significância estatística apenas para os recém-nascidos que receberam medidas de conforto. Identificou-se uma correlação positiva fraca entre a FC e os escores de dor de NIPS e uma correlação forte deste último com o tempo de choro. Conclusão: Constatou-se que a reação álgica mesmo com o uso da região ventroglúteo é uma realidade expressa por escores de NIPS elevados, aumento da frequência cardíaca durante o procedimento e pelo o tempo de choro, e que não há variação conforme as características estudadas dos recém-nascidos. Assim, o uso da referida região justifica-se por sua maior segurança e menor possibilidade de eventos adversos.

PALAVRAS-CHAVE:

Injeções Intramusculares. Região Ventroglútea. Vacinação. Dor. Enfermagem neonatal.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Externo(a) à Instituição - ANA LUIZA NETO JUNQUEIRA - UFG
Interno(a) - 1119876 - MARIA CRISTINA SOARES FIGUEIREDO TREZZA