PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARIANE OMENA RAMOS CAVALCANTE

DISCENTE : KARIANE OMENA RAMOS CAVALCANTE
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/nye-qhwp-kzd

INTERFERÊNCIA DA PANDEMIA PELA COVID-19 NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO NAS REGIÕES DE SAÚDE DO ESTADO DE ALAGOAS

Enfermagem; Saúde da Família; Neoplasias do Colo do Útero; Infecções por Coronavírus

Introdução: O câncer de colo do útero (CCU) vem sendo apontado como um transtorno para saúde pública em países em desenvolvimento revelando grandes taxas de mortalidade entre mulheres de nível socioeconômico reduzido. A prevenção desta patologia tomou um rumo diferente devido a pandemia da covid 19, além da limitação dos pacientes em ambientes hospitalares e a modificação das modalidades de tratamento para que se reduza o adiamento da intervenção cirúrgica para tumores benignos. Objetivo: Analisar a interferência da pandemia pela covid-19 na prevenção do câncer de colo do útero nas regiões de saúde do Estado de Alagoas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa ecológica, com abordagem quantitativa observacional descritiva. Os critérios de inclusão dos sujeitos foram: mulheres com idade entre 25 e 59 anos, que realizaram o exame preventivo na rede pública e as mulheres que estiveram com cadastro no banco de dados do SISAB. O critério de exclusão foi: mulheres que não iniciaram a vida sexual. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, CAAE no 59049922.0.0000.5013. As informações foram coletadas no período de julho a setembro de 2022, utilizando-se as informações do banco de dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB) disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (DATASUS) através do TABNET nas regiões de saúde do estado de Alagoas. As estatísticas foram construídas com a utilização pacote estatístico R versão 4.3.0 (R Core Team, Abril/2023), análises descritivas e inferenciais foram realizadas para os dados obtidos neste estudo. Resultados: Os relatórios da prevenção do câncer do colo do útero em todo o estado de Alagoas, demonstra prejuízo e dificuldade encontradas no momento pandêmico devido a baixa adesão dos exames preventivos, sendo um agravante no cuidado às mulheres sexualmente ativas. Conclusão: O estado de Alagoas por inteiro teve prejuízo na prevenção do câncer do colo do útero devido a pandemia da covid 19, apresentando uma diminuição de 23,4% nos exames realizados nos anos de 2020 e 2021 em comparação aos anos de 2018 e 2019.

Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - CESARIO DA SILVA SOUZA
Interno(a) - ***.022.543-** - CLODIS MARIA TAVARES - USP
Notícia cadastrada em: 18/12/2023 11:37