PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: NÚBIA VANESSA DA SILVA TAVARES

DISCENTE : NÚBIA VANESSA DA SILVA TAVARES
DATA : 01/02/2024
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/hiu-ofen-cww

RELAÇÃO ENTRE OS FATORES MATERNOS, FETAIS E ASSISTENCIAIS E O DESFECHO LACERAÇÃO PERINEAL NO PARTO

Parto normal; Períneo; Enfermagem.

Introdução: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre os fatores maternos, fetais e assistenciais e o desfecho laceração perineal no parto. A laceração perineal caracteriza-se como um tipo de trauma espontâneo decorrente do parto vaginal que ocorre durante a passagem do feto pelo canal vaginal e embora seu mecanismo seja espontâneo, alguns fatores podem favorecer a sua ocorrência, e isso têm motivado estudos de pesquisadores na área da saúde devido às implicações clínicas e morbidades associadas a esta condição. Objetivo: Analisar a relação entre fatores maternos, fetais e assistenciais e o desfecho laceração perineal no parto. Método: Trata-se de estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado através de pesquisa de campo nas 04 maternidades de baixo risco da capital do Estado de Alagoas (Maceió), com puérperas que receberam assistência ao parto normal e que estavam internadas nas respectivas maternidades, bem como seus prontuários. A amostragem foi do tipo probabilística aleatória simples e a coleta foi realizada no período de novembro de 2022 a agosto de 2023 através de formulário estruturado. Para a análise dos dados utilizou-se o software livre R (R version 4.2.2 (2022-10-31 ucrt)) através das medidas de Tendência Central e dos Testes de Shapiro-Wilk, Mann-Whitney, Chi-Quadrado, Exato de Fisher e Teste Z para igualdade de proporções, admitindo-se duas hipóteses e considerando diferença estatística significativa com valor de p ≤ 5%. Esta pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sob o parecer de número 58121222.3.0000.5013. Resultados: Foram coletados 344 formulários, tendo a análise demonstrado que a maioria está na faixa etária entre 18 a 29 anos, não trabalham, possuem renda familiar mensal de um salário mínimo, se autodeclaram pardas, com ensino médio completo e casadas ou em união estável. A maioria apresentou IMC >18,5kg/m² a 24,9kg/m², tiveram uma gestação, um parto e nenhum aborto, idade gestacional média de 39,27 semanas, intervalo interpartal de 51.15 meses e pelo menos 06 consultas de pré-natal. No tocante a caracterização da assistência ao trabalho de parto e parto, a maioria das mulheres que tiveram seus partos induzidos receberam Misoprostol isolado, pariram na posição litotômica, foram assistidas por médicos, houve a presença de acompanhante, uso dos métodos não farmacológicos para o alívio da dor e tiveram seus períneos íntegros. As características fetais demonstraram que, o peso fetal médio foi 3222.6 quilos, perímetro cefálico de 34,01 cm e capurro somático de 38 semanas. Quanto às análises de associação as mulheres que não tiveram laceração tendem a já ter tido mais gestações, mais partos e mais partos normais, para as demais variáveis não houve diferença estatística significativa. Conclusão: A partir dos resultados deste estudo pode-se identificar que para as variáveis sociodemográficas, assistenciais e fetais não houve associação estatística significativa com o desfecho laceração perineal, com exceção da variável paridade, pois o número de gestações, partos e partos normais encontrou associação estatística significativa , demonstrando que ter mais gestações, mais partos e mais partos normais foi um fator protetor para a laceração perineal.

Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - MARI ÂNGELA GAEDKE
Interno(a) - 2582344 - THAIS HONORIO LINS BERNARDO
Notícia cadastrada em: 31/01/2024 22:52