PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: JOYCE DOS SANTOS BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOYCE DOS SANTOS BARROS
DATA : 07/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/uyw-jxpy-xox
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS GESTANTES ACERCA DOS SINAIS DE INÍCIO DE TRABALHO DE PARTO



PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Enfermagem obstétrica; Educação pré-natal; Trabalho de parto.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

O presente estudo tem por objeto o conhecimento das gestantes acerca dos sinais de início de trabalho de parto. Trata-se de um estudo descritivo, observacional de abordagem quantitativa. A investigação foi realizada em Unidades Básicas de Saúde de um município do interior do estado, o qual é referência em cobertura e qualidade na atenção básica de um estado da região nordeste do Brasil. A coleta de dados foi iniciada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram do estudo gestantes a partir da 28a semana gestacional. Observou-se que a maioria das gestantes possuía faixa etária entre 26 e 42 anos (35,5%,); uma quantidade expressiva de gestantes menores que 20 anos (33,7%); idade média de 26,6 anos; mulheres pardas (70,3%), cuja renda familiar é menor que 01 salário mínimo (49,4%); solteiras (38,37%), sendo a principal ocupação dona do lar (36,05%); e, por último, apresentaram ensino médio (45,9%). O presente estudo avaliou que o conhecimento das gestantes sobre sinais de início de trabalho de parto concluindo através das análises estatísticas não associação com a maioria das variáveis utilizadas. Apesar da não associação entre o recebimento de orientações e o reconhecimento dos sinais de trabalho de parto, os dados descritivos sugerem que as gestantes reconhecem os sinais de trabalho de parto ao informarem ir à maternidade ao sentirem duas ou mais contrações num período de 10 minutos; entretanto, essas mesmas gestantes não souberam informar se deveriam observar 10 minutos como tempo adequado, nem a quantidade de contrações a ser sentida nesse tempo. Sendo assim, ao se falar de educação pré-natal sobre temas decisivos e que se relacionam diretamente com desfechos positivos nesse período, é preciso lançar mão não só de diversas estratégias e metodologias de ensino e educação em saúde e acesso às informações, mas, também, de táticas de averiguação desse conhecimento, e solidificação dessas informações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - MARI ÂNGELA GAEDKE
Interno(a) - 2582344 - THAIS HONORIO LINS BERNARDO
Notícia cadastrada em: 02/02/2024 14:40
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 02/05/2024 13:01