PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: HILLARY GABRIELA DOS SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE : HILLARY GABRIELA DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA : 19/02/2024
LOCAL: Sala 1 do Centro de Estudos do HUPAA

INFLUÊNCIA DE FATORES RELACIONADOS AOS HÁBITOS DE VIDA NA OCORRÊNCIA DA DOR EM MULHERES COM ENDOMETRIOSE: UMA CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM

Endometriose; Saúde da Mulher; Dor; Enfermagem

Introdução: A endometriose é uma patologia inflamatória crônica, progressiva e recidivante, com a presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, afetando cerca de 2 a 17% das mulheres em idade reprodutiva, sendo a dor uma das suas principais características. Objetivo: Analisar a influência de fatores relacionados aos hábitos de vida na ocorrência de dor em mulheres com diagnóstico de endometriose. Método: Estudo do tipo descritivo do tipo Survey, transversal com abordagem quantitativa, realizado em dois centros de referência em endometriose em um estado do nordeste brasileiro. A coleta foi realizada entre fevereiro e agosto de 2023, por meio de aplicação de questionários validados como Sociodemográfico (IBGE), Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS) e Escala Analógica Visual de Dor (EVA). Após a coleta, os dados foram organizados, validados e analisados pelo pacote estatístico R, Versão 3.6. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas. Resultados: Foram aplicados 107 questionários, onde os maiores níveis de dor estavam relacionados com mulheres acima de 35 anos, casadas, pardas, com ensino médico completo e com renda de um a três salários-mínimos, que nunca engravidaram, tiveram menarca precoce, além disso, foi possível observar que os maiores níveis de dor estavam relacionados com mulheres portadoras de endometriose que possuíam escolaridade de pós-graduação com prevalência de 18 vezes (RP = 1,18; p<0,001), se autodeclararam de raça diferente da branca em 12 vezes (RP = 1,12; p<0,005), e tiveram menarca após os 11 anos de idade em 56 vezes (RP = 1,56; p<0,001). Quanto aos hábitos de vida, sabendo-se que a alimentação possui grande influência em sintomas álgicos em mulheres com endometriose, a não suplementação de vitamina D há uma prevalência de 59 vezes (RP = 1,59; p<0,05), assim como a suplementação de ferro com prevalência de 57 vezes (RP = 1,57; p<0,05) maiores níveis de dor. Ademais, a ausência da prática de atividade física há uma probabilidade de 190 vezes (RP = 2,9; p<0,001) sentirem maiores níveis de dor, assim como a frequência de realização todos os dias aumenta 20 vezes (RP = 1,20; p<0,05) e o tempo de realização aumenta 30 vezes (RP = 1,30; p<0,001) a intensidade da dor. Com relação ao sono, um sono de qualidade pobre apresenta probabilidade 190 vezes (RP = 2,9; p<0,001) maior de sentir maiores níveis de dor. Por fim, a ansiedade extrema apresenta probabilidade de 29 vezes (RP = 1,29; p<0,05) maior de sentir maiores níveis de dor. Para as demais variáveis analisadas deste grupo, não foram encontradas razões de prevalência significativas (p<0,05) em relação às categorias de referência definidas a priori. Conclusão: Evidenciou-se que a escolaridade de pós graduação, raça não branca, menarca após os 11 anos e alguns hábitos de vida como a não suplementação de vitamina E e ferro, ausência de atividade física, frequência de realização todos os dias com tempo maior que 180 minutos, qualidade de sono pobre e ansiedade extrema estão fortemente associados à dor em mulheres com endometriose, com isso, mostra a importância no gerenciamento dos hábitos de vida como alternativa para tratamento da endometriose e controle da dor.

Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Interno(a) - 1566710 - ISABEL COMASSETTO
Externo(a) à Instituição - MARCELE ZVEITER - UERJ
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 13:00