PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: JESSICA SOARES DOS ANJOS BARBOZA

DISCENTE : JESSICA SOARES DOS ANJOS BARBOZA
DATA : 27/02/2024
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/fwc-bekx-eki

DESAFIOS ACADÊMICOS, SOFRIMENTO PSÍQUICO E ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE PÓS GRADUANDOS BRASILEIROS

Educação de Pós-Graduação; Saúde Mental; Pandemia; Promoção da Saúde

Introdução: Estudos têm investigado as repercussões da pós-graduação na saúde mental dos mestrandos e doutorandos, que comprovadamente foi ainda mais impactada pela pandemia de COVID-19, deflagrada no Brasil no ano de 2020. Por serem expostos a numerosos agentes estressores inerentes à sua formação, como a insegurança diante da carreira e do mercado de trabalho, esses profissionais que estudam e são pesquisadores em formação, se deparam com conflitos financeiros, competitividade, cobrança por produtividade e cumprimento de prazos. Desse modo, o investimento em ações conscientizadoras, preventivas e interventivas que alcancem os pós-graduandos pode contribuir para o manejo da saúde mental. Objetivo: Compreender os desafios enfrentados por estudantes de pós-graduação brasileiros no contexto acadêmico, experiências de sofrimento mental, bem como as estratégias que podem ser utilizadas para promoção da sua saúde mental. Metodologia: Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, que contou com a participação de estudantes de pós-graduação, mestres, doutores e coordenadores e/ou vice-coordenadores dos programas de pós-graduação do Brasil. As informações foram coletadas no período de fevereiro a junho de 2023, por meio de sete grupos focais na modalidade online, utilizando a plataforma Google Meet®. Para a coleta dos dados foi realizada a gravação dos grupos por meio da plataforma OBS Studio® e posteriormente sua transcrição por meio da plataforma Transkriptor®. A análise dos resultados foi embasada na técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Bardin (2016). Resultados: Participaram 40 pós-graduandos e cinco coordenadores ou vice-coordenadores de cursos de pós-graduação. Dentre os pós-graduandos 17 eram da região Sudeste, 13 da região Centro-Oeste, cinco da região Sul; quatro da região Nordeste e um da região Norte. Dos pós-graduandos, 27 eram do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Além disso, 17 eram mestrandos, 18 eram doutorandos, um era mestre e quatro eram doutores. Com a análise dos dados emergiram três temas, a saber: Desafios impostos pela pós-graduação e suas implicações na formação acadêmica; Sofrimento físico e psíquico de pós-graduandos brasileiros e Propostas para inovação e promoção da saúde mental do pós-graduando. Considerações Finais: O estudo alcançou o objetivo de compreender os desafios impostos aos pós-graduandos, perpassando a competitividade, necessidade de apoio social, desenvolvimento da escrita, reconhecimento de seus direitos e deveres, bem como de autoconhecimento para gerenciamento da sua saúde mental. Desse modo, entende-se que o estudo contribui para que os programas possam desenvolver estratégias de promoção da saúde mental mais direcionadas às necessidades do discente, contribuindo assim para seu bem-estar, realização e maior produtividade visando atingir os objetivos dos cursos de pós-graduação em que esses profissionais estão inseridos, sem que haja prejuízos físicos, mentais e sociais.

Interno(a) - 1120996 - MARIA CICERA DOS SANTOS DE ALBUQUERQUE
Presidente - 2022453 - PATRICIA DE CARVALHO NAGLIATE
Externo(a) à Instituição - VANESSA DA SILVA CARVALHO VILA
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 15:42