PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: LHAYSE DOS SANTOS LOPES

DISCENTE : LHAYSE DOS SANTOS LOPES
DATA : 04/04/2024
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/ofb-juob-xsd

CONSECUÇÃO DO PAPEL MATERNO NO CUIDADO AO PREMATURO NO MÉTODO CANGURU

Prematuridade; Teorias de Enfermagem; Relações mãe-filho; Método Canguru.

A prematuridade é um problema de saúde pública enfrentado com políticas e estratégias de cuidado de natureza multiprofissional pelos desafios intrínsecos a esta condição, tanto para a criança quanto para a família, especialmente a mãe que se depara com um bebê tão singular e a maternidade, geralmente diferente da idealizada. A utilização de teorias de enfermagem aplicadas ao binômio mãe e filho é crescente e tem apresentado contribuições para a sistematização do cuidado de enfermagem. A teoria da consecução do papel maternal de Ramona Mercer subsidia a enfermeira a desenvolver, junto às mães, cuidados que favoreçam o fortalecimento do binômio mãe-bebê e o processo de tornar-se mãe. Nesta perspectiva, buscou-se compreender o processo de tornar-se mãe no cuidado do recém-nascido prematuro no método canguru. Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, com a utilização do referencial teórico de médio alcance de Ramona Mercer. O cenário foi a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru - UCINca de um hospital scola público federal, em Maceió-Alagoas, tendo como participantes as mães que experienciaram o método canguru em sua Segunda etapa com o recém-nascido prematuro. A coleta ocorreu na unidade canguru, de dezembro de 2022 a março de 2023. Foram utilizados formulário, entrevista semiestruturada e diário de campo da pesquisadora. Os dados foram organizados à luz da análise de conteúdo e referencial teórico, partindo-se da questão norteadora como as mães vivenciam a consecução do seu papel maternal no cuidado com seu filho no método canguru. Após aprovação do comitê de ética, participaram 7 mães. Como conceitos da teoria foram identificados a partir da transição pela prematuridade e os elementos do tornar-se mãe nesta fase do método canguru apreendidas ao nível de microssistema. A transição do papel materno vivenciada neste método de cuidados tem sido apreendida nas etapas propostas por Ramona Mercer, mostrando mudanças significativas vividas pelas mães canguru, no papel materno e diante das responsabilidades com o cuidado do filho diante da prematuridade.

Externo(a) à Instituição - EDNA MARIA CAMELO CHAVES - UECE
Presidente - 1466486 - INGRID MARTINS LEITE LUCIO
Interno(a) - 2566877 - LAIS DE MIRANDA CRISPIM COSTA
Notícia cadastrada em: 03/04/2024 10:10