TRANSIÇÕES VIVENCIADAS POR ADOLESCENTES E MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM ESTUDO CONVERGENTE ASSISTENCIAL
Adolescentes. Pessoa privada de liberdade. Teoria de enfermagem
Este estudo tem por objeto as transições vivenciadas por adolescentes e mulheres em privação de liberdade. No tocante a vida humana, várias transições são vivenciadas desde o nascer e em diversas situações cotidianas, seja a mudança de fases como da infância para adolescência e vida adulta, sejam as mudanças de locais, status, novos começos e fases. Esse estudo utilizou a Teoria das Transições de Afaf Meleis, uma teoria que aponta uma ampla e crítica visão sobre as transições/mudanças que o indivíduo vivencia ao longo da vida. Para tanto, a pesquisa visa responder às seguintes questões norteadoras: Quais transições são vivenciadas por adolescentes e mulheres em privação de liberdade? Quais intervenções podem ser implementadas neste processo? Na tentativa de elucidar essas questões o objetivo desta pesquisa é analisar as transições vivenciadas por adolescentes e mulheres em privação de liberdade. Caracteriza-se como uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou o referencial metodológico da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). Foi realizado na Unidade de Internação Feminina – UIF. Os participantes foram 07 adolescentes do sexo feminino dentre elas uma mulher trans. A coleta de dados ocorreu no período de setembro de 2023 a janeiro de 2024. Foram utilizadas como técnicas de produção das informações a Observação Participante e Grupo de Discussão. A partir da gama de informações produzidas foi possível identificar três categorias, quais sejam: Transição organizacional: o que me fez chegar até aqui?;Transição desenvolvimental: vivências sob privação de liberdade; e Transição situacional: o que quero quando conseguir minha liberdade? Os resultados demonstram que as participantes dessa pesquisa realizaram diversos tipos de mudanças ao longo desse contexto. A utilização dessa teoria de enfermagem foi fundamental para compreender diferentes processos de transição vivenciados no intuito de discutir a complexidade dessas transições de acordo com o constructo de Meleis.