PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIANE JORDAN DA SILVA ARAUJO

DISCENTE : RAIANE JORDAN DA SILVA ARAUJO
DATA : 09/03/2021
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/nrg-fkzo-vfo

UTILIZAÇÃO E CUSTO DE UM SERVIÇO PÚBLICO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO JUVENIL

Serviços de Saúde Mental. Custos e Análise de Custo. Avaliação em Saúde

Introdução: A assistência em saúde mental envolve não somente o acolhimento de quem dela necessite, mas também de toda a estratégia que envolve o funcionamento dos serviços, inclusive da análise econômica que engloba o custo dos recursos necessários ao seu funcionamento. Assim, as análises econômicas em saúde possibilitam compreender a relação entre utilização e custo dos serviço de saúde possibilitando maior clareza no planejamento estratégico e na tomada de decisão na gestão em saúde. Objetivo: Identificar a utilização e estimar financeiramente o custo proveniente da assistência em saúde mental de crianças e adolescentes sob a perspectiva do provedor público no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de Maceió. Método: Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, transversal e restrospectivo, baseado em Avaliação Econômica em Saúde com análise parcial através de dados primários, delimitado na perspectiva de um órgão público prestador de serviços de saúde, no horizonte temporal de três meses correspondente a julho, agosto e setembro de 2019, sendo identificados os custos diretos considerando a mensuração por medidas de tendência central conforme a utilização dos usuários do serviço escolhido, dispondo da abordagem de microcusteio (bottom-up) para valorização do custo. Os participantes deste estudo constituem três grupos diferentes: acompanhantes dos usuários do serviço, profissionais do CAPSi e profissionais da SMS de Maceió;  que convergem para o fornecimento de informações distintas de um único instrumento de pesquisa: o Inventário Sociodemográfico e de Utilização e Custos de Serviços (ISDUCS). Assim, para análise descritiva, foram utilizadas as frequências absoluta e relativa e medidas de tendência central, sendo elas média e desvio padrão, respectivamente. Sendo que as análises inferenciais  foram realizadas por meio do Teste Qui-Quadrado de Pearson (χ2) e correlação de Pearson, verificando a correlação entre as variáveis categóricas. Considerando também a significância de p valor <0,05 e todos os testes foram aplicados com 95% de confiança. Ademais este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFAL, conforme o Parecer Consubstanciado de Autorização sob o número 3.566.665.  Resultados: Os atendimentos individuais e em oficinas terapêuticas totalizaram 68,1% de todos os procedimentos ofertados aos 726 pacientes que utilizaram este serviço, no período do tempo estudado.  Estes usuários eram em sua maioria adolescentes (60,9%), do sexo masculino (63,4%), frequentavam o CAPSi há mais de 1 ano (78,8%), principalmente por transtornos relacionados a hiperatividade/déficit de atenção (29,1%) e autismo (23,8%), utilizavam psicorfármacos (93,4%) com maior uso de antipsicóticos (63,1%). Eles eram acompanhados por mulheres (90,1%), geralmente as genitoras (66,7%%), sem vínculo empregatício (75,2%), baixa escolaridade (64,5%), algumas também portadoras de transtornos mentais (28,4%) e em uso de psicofármacos (21,3%). A maioria das  famílias eram provenientes do V Distrito Sanitário de Maceió (33,5%), estavam sobrevivendo com até 1 salário mínimo (58,9%) geralmente com acesso ao benefício BPC/LOAS (31,1%). A folha salarial se destacou (79,9%) no custo total de funcionamento do CAPSi. Considerando o valor total (R$ 701.776,34), foi possível estimar o custo mensal de cada atendimento realizado (R$ 552,57), o custo mensal da assistência em saúde mental por usuário (R$ 966,63) e o custo mensal da  assistência em saúde mental por usuário na oficina terapeutica (R$2.210,28). Conclusão: o conhecimento do custo direto da assistência em saúde mental favorece a possibilidade de repensar o direcionamneto das despesas e alocar os recursos de maneira mais aplicada quanto ao custo-benefício de diversas intervenções.

Externo à Instituição - WAGNER SILVA RIBEIRO
Externo ao Programa - 1137473 - CLAUDIO TORRES DE MIRANDA
Presidente - 1697820 - VERONICA DE MEDEIROS ALVES
Notícia cadastrada em: 08/03/2021 23:04