PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA SOUZA DOS SANTOS

DISCENTE : PRISCILLA SOUZA DOS SANTOS
DATA : 03/05/2024
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/hpw-wnsa-kih

ADOECIMENTO MENTAL DAS PESSOAS VÍTIMAS DA INSTABILIDADE DO SOLO NOS BAIRROS AFETADOS PELA EXTRAÇÃO DE SALGEMA, EM MACEIÓ, ALAGOAS

Saúde mental; Transtornos mentais; Desastres Ambientais; Desastres Provocados pelo Homem; Cuidados de enfermagem.

Introdução: Em 2018 identificou-se o surgimento de fraturas no solo e em edifícios nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Estudos geológicos apontaram uma desestabilização das cavidades provenientes da extração de sal-gema, Devido ao risco iminente de afundamento do solo, as autoridades competentes iniciaram o processo de realocação dos moradores que viviam nas áreas de risco. O risco de um desastre acontecer ou o fato de terem que se mudar de suas residências devido a possibilidade de um desastre ambiental pode contribuir para o adoecimento mental dos moradores desses bairros. Objetivo: Identificar a presença de transtornos mentais comuns em pessoas vítimas da instabilidade do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, localizados na cidade de Maceió, Alagoas. Método: Trata-se de estudo quantitativo, descritivo-analítico e transversal. A análise de poder do estudo foi de 99,9% para amostra de 158 participantes com um poder de efeito de 0,50. Foi utilizada técnica de amostragem não probabilística denominada snowball. Para recrutamento dos participantes deste estudo foi disponibilizado um link em redes social Instagram©, com convite para participar da pesquisa, que foi realizada através de questionário na plataforma Questionpro©. Resultados: A maioria dos participantes era adulto, do sexo feminino, preta/parda, com elevado nível de escolaridade e relatou piora na renda mensal, saúde física, mental e na forma como veem sua vida após a realocação de suas residências. Houve aumento na demanda por acompanhamento psicológico/psiquiátrico e na presença de ideação suicida. A maioria dos participantes apresentou risco para depressão (87,34%), ansiedade moderada e grave (55,70%) e rastreio positivo para transtornos mentais comuns (77,22%). Após a realocação, aqueles com maior demanda psiquiátrica e ideação suicida apresentaram maior risco para depressão, sintomas de ansiedade grave e rastreio positivo para transtornos mentais comuns. Discussão: No Brasil, os desastres ambientais resultantes da exploração de recursos naturais apontam para a necessidade de maior rigor na regulação e monitoramento das empresas e engajamento da sociedade para prevenir e mitigar os impactos negativos sobre a população. Conclusão: É fundamental considerar as necessidades de cuidados à saúde física e mental desses ex-moradores, principalmente frente aos achados deste estudo, que revelam comprometimento da saúde associado à desocupação forçada de suas habitações.

Externo(a) à Instituição - ADRIANA INOCENTI MIASSO - USP
Interno(a) - 1466486 - INGRID MARTINS LEITE LUCIO
Presidente - 1697820 - VERONICA DE MEDEIROS ALVES
Notícia cadastrada em: 02/05/2024 23:43