PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO FIRPO DE ALMEIDA FILHO

DISCENTE : ROBERTO FIRPO DE ALMEIDA FILHO
DATA : 27/04/2021
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/eth-eedp-ofh

ESPIRITUALIDADE NO PROCESSO DA INCERTEZA DA DOENÇA

Espiritualidade. Teoria de enfermagem. Câncer. Incerteza.

O cuidado espiritual é considerado uma parte essencial do tratamento global previsto para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias. O sofrimento espiritual é muito prevalente entre pacientes com câncer, levando a momentos de crise, dos quais o desconhecimento da doença e o processo que ela significa causam uma grande incerteza. Norteado por essa afirmativa, esse estudo tem como objeto a espiritualidade no processo da incerteza da doença no paciente oncológico. Seu objetivo foi analisar a espiritualidade no processo da incerteza da doença no paciente oncológico, tendo como questão norteadora: A espiritualidade no processo da incerteza da doença no paciente oncológico, configura-se como um perigo ou uma oportunidade para o paciente? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizado como referencial teórico a Teoria da Incerteza da Doença de Merle Mishel, e como referencial metodológico a análise de conteúdo de Bardin e como técnica de apreensão das informações a entrevista semiestruturada, constituída por três partes: a primeira com dados sociodemográficos, a segunda, para a obtenção de história espiritual, através do instrumento CSI-MEMO, e a terceira parte mensurou a incerteza da doença utilizando escala da incerteza da doença de Merle Mishel adaptada. Fizeram parte do estudo, onze sujeitos, em processo de tratamento no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, dos quais dez eram do sexto feminino e um do sexo masculino, que apresentavam variados tipos de câncer e alguns com metástase, sendo possível apreender no conteúdo de suas falas cinco categorias: 1) Crenças religiosas/espirituais como fontes de conforto na incerteza da doença; 2) Crenças religiosas/espirituais e a forma como elas influenciam nas decisões; 3) Crenças espirituais/religiosas como estratégias para o enfrentamento do câncer; 4) Fontes de apoio durante a caminhada até aqui e 5) Expectativa em torno da cura. A resposta a questão de pesquisa mostrou que a espiritualidade na incerteza da doença varia de sujeito para sujeito em cada um atuando de forma singular. Identificou-se que essas duas possibilidades, se apresentam a depender do momento que o sujeito vivenciava, levando os sujeitos a atitudes de readaptação. A presença da espiritualidade em suas vidas, atuou como a principal forma de enfretamento da doença, podendo deslocar o sujeito de uma zona de perigo, para uma oportunidade, sendo esse momento chamado por Mishel, de pensamento probabilístico.

Externo à Instituição - JAIR RODRIGUES MELO - URCA
Interna - 1566710 - ISABEL COMASSETTO
Presidente - 1119876 - MARIA CRISTINA SOARES FIGUEIREDO TREZZA
Notícia cadastrada em: 26/04/2021 08:32