PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: RAIANE JORDAN DA SILVA ARAUJO

DISCENTE : RAIANE JORDAN DA SILVA ARAUJO
DATA : 27/04/2021
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/cdu-gehr-kmo

UTILIZAÇÃO E CUSTO DE UM SERVIÇO PÚBLICO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO JUVENIL

Serviços de Saúde Mental. Custos e Análise de Custo. Avaliação em Saúde.

Introdução:  A assistência em saúde mental envolve não somente o acolhimento de quem dela necessite, mas também de toda a estratégia que envolve o funcionamento dos serviços, inclusive as avaliações econômicas que engloba estimativas do custo dos recursos necessários ao seu funcionamento. Objetivo: Identificar a utilização e estimar financeiramente o custo proveniente da assistência em saúde mental de crianças e adolescentes atendidas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de Maceió. Método: Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, retrospectivo, baseado em avaliação de custo em  saúde através de dados primários, delimitado na perspectiva de um órgão público prestador de serviços de saúde, no horizonte temporal de três meses correspondente a julho, agosto e setembro de 2019, sendo identificados os custos diretos considerando a mensuração por medidas de tendência central conforme a utilização dos usuários do serviço escolhido, dispondo da abordagem de microcusteio (bottom-up) para valorização do custo. Os participantes deste estudo constituem três grupos diferentes: acompanhantes dos usuários do serviço, profissionais do CAPSi e profissionais da SMS de Maceió;  que convergem para o fornecimento de informações distintas de um único instrumento de pesquisa: o Inventário Sociodemográfico e de Utilização e Custos de Serviços (ISDUCS). Assim, para análise descritiva, foram utilizadas as frequências absoluta e relativa, medidas de tendência central. Sendo realizado Análise Bivariada Linear e considerando também a significância de p valor <0,05 e todos os testes foram aplicados com 95% de confiança. Ademais este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFAL, conforme o Parecer Consubstanciado de Autorização sob o número 3.566.665.  Resultados: Os atendimentos individuais e em oficinas terapêuticas totalizaram 68,1% de todos os procedimentos ofertados aos 726 pacientes que utilizaram este serviço, no período do tempo estudado.  Estes usuários eram em sua maioria adolescente (60,9%), do sexo masculino (63,4%), frequentavam o serviço comunitário de saúde há mais de 1 ano (78,8%), principalmente por Transtornos Externalizantes (29,1%) e Autismo (23,8%), utilizavam psicofármacos (93,4%) com maior uso de antipsicóticos (63,1%). Eles eram acompanhados por mulheres (90,1%), geralmente as genitoras (66,7%%), sem vínculo empregatício (75,2%), baixa escolaridade (64,5%), algumas também portadoras de transtornos mentais (28,4%) e em uso de psicofármacos (21,3%). A maioria das  famílias era proveniente do V Distrito Sanitário de Maceió (33,5%), estavam sobrevivendo com até 1 salário mínimo (58,9%) geralmente com acesso a benefício social governamental (31,1%). Cerca de R$233.925,44 é gasto por mês no CAPSi, com a maior parte destinada à folha salarial (79,9%). O custo médio do cuidado anual por usuário é estimado: R$1501,86 em Acompanhamento Individual e R$1657.58 em Programa Terapêutico. Os preditores deste custo: diagnóstico e cuidado ofertado, tempo no serviço, renda familiar, doença mental do responsável. Conclusão: As características clínicas e sociodemográficas da demanda e o direcionamento do cuidado ofertado implicam diretamente no custo público em saúde mental infanto juvenil.

Presidente - 1697820 - VERONICA DE MEDEIROS ALVES
Externo ao Programa - 1137473 - CLAUDIO TORRES DE MIRANDA
Externo à Instituição - WAGNER SILVA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 26/04/2021 09:09