PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: LARISSA DE MORAIS TEIXEIRA

DISCENTE : LARISSA DE MORAIS TEIXEIRA
DATA : 28/05/2021
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/wiv-hizo-hmd

CÂNCER QUE TOMA O CORPO FEMININO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Neoplasias. Saúde da mulher. Ginecologia. Enfermagem oncológica. Neoplasias dos Genitais Femininos.

Introdução: A partir do momento que a mulher se depara com o diagnóstico do câncer feminino, seu modo de vida e suas relações interpessoais passam a ser objetos de reflexão e questionamentos. Entender o significado atribuído a essa experiência torna-se fundamental para promover e otimizar estratégias de enfrentamento a fim de aumentar a qualidade de vida da mulher na sua integralidade biopsicossocial. Objetivo: Compreender os conteúdos representacionais de mulheres vivenciando o câncer feminino. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, realizado com 20 mulheres que se encontravam um centro de referência em oncologia, localizado no município de Maceió/Alagoas. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, CAAE n° 23846919.5.0000.5013. As informações foram coletadas de janeiro a março de 2021, através de entrevistas semiestruturadas áudio-gravadas. As informações coletadas foram transcritas na íntegra e analisadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin, categorizados em unidades temáticas. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Resultados: Os conteúdos representacionais do câncer feminino estão relacionados ao sofrimento interno e fortemente ancorados em representações de morte, medo desespero. As falas apontaram que a depressão acaba unindo-se à essas representações, refletindo demasiadamente nas tomadas de decisões frente à adesão e continuidade do tratamento. O estudo revelou também que o apoio da sociedade em que a mulher está inserida e a forma como ela recebe o diagnóstico tem influência decisiva nas representações que ela constrói acerca da doença e na forma como ela encara o tratamento. Conclusão: Dentro das representações sociais que cada mulher apresenta existe um mundo de significados e sentidos encobertos pelo senso comum, somado aos saberes e conhecimento científico, que requerem um olhar minucioso e atencioso pois permeiam o câncer feminino possibilitando ao profissional de enfermagem prestar uma assistência individualizada e que compreenda todos os processos biopsicossociais vivenciados pela mulher que enfrenta o câncer.

Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Interna - 1566710 - ISABEL COMASSETTO
Externa à Instituição - KARLA ROMANA FERREIRA DE SOUZA - UPE
Notícia cadastrada em: 28/05/2021 09:34