PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: JULIO CESAR SILVA OLIVEIRA

DISCENTE : JULIO CESAR SILVA OLIVEIRA
DATA : 02/06/2021
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/wec-orao-eum?hs=224

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ARTE DA PINTURA DO VENTRE MATERNO PARA GESTANTES: TECITURAS BASEADAS EM MOSCOVICI

Enfermagem. Gestantes. Psicologia social. Representações Sociais. Arte. Pintura. Humanização da Assistência.

A Arte da Pintura do Ventre Materno é uma técnica artística e terapêutica utilizada para representar o bebê imaginário e anexos da gestação, como por exemplo a placenta e o cordão umbilical. Neste sentido, o estudo tem por objeto as representações sociais das mulheres frente a experiência de vivenciar a pintura em seu ventre materno. Como objetivo: Compreender as representações sociais das gestantes frente à realização da arte da pintura do ventre materno. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, tendo por referencial a Teoria de Representações Sociais, realizado com gestantes assistidas no pré-natal em unidades básicas do município de Maceió/AL, obedecendo aos critérios de inclusão e exclusão. As informações foram produzidas a partir de entrevista semiestruturada em duas etapas sendo a primeira para caracterização das participantes e a segunda, executada após a realização da técnica de pintura do ventre materno, para compreender as representações sociais frente a essa vivência. O estudo foi realizado no período de outubro/2020 a março/2021, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, sob CAAE: 23846619.1.0000.5013. Para análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo, a partir da perspectiva de Bardin. Como resultados parciais foram emergidas duas categorias temáticas: “Gerando o bebê imaginário: um processo contínuo baseado na ancoragem e na objetivação” e a categoria “A vivência da Arte da Pintura do Ventre Materno”, a primeira discorrida nas subcategorias “Desejo de realizar a pintura”; “Sonhos e sentimentos que revelam o bebê imaginário”; “Transformando o intangível em ‘familiar’” e a segunda nas subcategorias “Representações Sociais da pintura do ventre para o ser ‘mulher que gesta’” e “Representações Sociais da experiência da Arte da Pintura do Ventre Materno”. Por fim, o estudo traz como considerações finais os sentimentos e aspirações desveladas pelas mulheres durante a gestação e identificadas as potencialidades da técnica da pintura na promoção do vínculo entre mãe e bebê, bem como entre familiares e profissional de saúde.

Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Interna - 2121388 - JOVANIA MARQUES DE OLIVEIRA E SILVA
Externa à Instituição - JÚNIA APARECIDA LAIA DA MATA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 31/05/2021 23:13