PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA LIRA MENDES COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELA LIRA MENDES COSTA
DATA : 30/06/2021
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/goe-mngo-fod

O EXERCÍCIO DA AUTONOMIA PROFISSIONAL DA(O) ENFERMEIRA(O) NO AMBIENTE HOSPITALAR

Autonomia Profissional; Enfermeiras e Enfermeiros; Ética em Enfermagem; Profissionalismo; Sociologia.

O presente estudo teve como objeto o exercício da autonomia profissional da(o) enfermeira(o) no ambiente hospitalar. O objetivo foi analisar como as enfermeiras e os enfermeiros exercem sua autonomia profissional no ambiente hospitalar. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo, com abordagem descritiva e exploratória. A pesquisa selecionou três cenários: o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), o Hospital Veredas e o Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE). Participaram desta pesquisa enfermeiras e enfermeiros que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva Geral e Clínicas Cirúrgicas de cada hospital. Para fins de constituição de um banco de informações suficiente em quantidade e com elementos que sustentem a análise e discussão dos resultados ancorada no referencial teórico escolhido, foi realizada a escuta de 21 participantes, o que atendeu ao critério de diversidade de concepções e de experiências contributivas para o alcance do objetivo proposto, respondendo à questão norteadora deste estudo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, conforme parecer consubstanciado de nº 3.777.418 e CAAE nº 26735019.8.0000.5013. As informações foram produzidas no período de outubro de 2020 à janeiro de 2021, através de entrevistas semiestruturadas na modalidade online, utilizando as plataformas Zoom e Google Meet. O conteúdo de cada entrevista foi transcrito e, posteriormente, validado por cada participante. Foi realizada leitura exaustiva das informações, de onde emanaram 4 categorias e 2 subcategorias, interpretadas à luz da Sociologia das Profissões de Eliot Lazarus Freidson: 1. Autonomia Profissional: entender o que é para (re)afirmar; 2. Requisitos e exigências para o exercício da autonomia profissional, sendo essa categoria composta por 2 subcategorias (I – Requisitos; II – Exigências); 3. Autonomia profissional e condições de trabalho; 4 – Relações de poder no ambiente hospitalar e autonomia profissional. A análise das informações evidenciou que são vários os desafios e dificuldades enfrentadas por enfermeiras e enfermeiros que buscam afirmarem sua autonomia profissional no ambiente hospitalar, seja no processo de cuidar, na liderança da equipe, no gerenciamento do serviço ou nas relações interprofissionais que se estabelecem no cotidiano de trabalho. Foram múltiplos os significados atribuídos à questão da autonomia profissional e isso revelou muito sobre a forma como cada enfermeira e enfermeiro se posiciona para lidar com diferentes situações que impulsionam ou até mesmo desmotivam o desenvolvimento de uma pratica autônoma nos hospitais. Além disso, dentre os vários fatores identificados nesta pesquisa que potencializam o exercício da autonomia profissional, a expertise foi evidenciada como o elemento central e decisivo durante a atuação das enfermeiras e dos enfermeiros. No entanto, outros fatores vieram a prejudicar esse exercício, a exemplo das relações de poder com médicos e membros da própria equipe de enfermagem.

Externa à Instituição - MARIA LÍGIA DOS REIS BELLAGUARDA - UFSC
Interna - 1566710 - ISABEL COMASSETTO
Presidente - 079.925.055-49 - REGINA MARIA DOS SANTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 28/06/2021 11:58