PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: MARIANA DA SILVA PACHECO

DISCENTE : MARIANA DA SILVA PACHECO
DATA : 28/07/2021
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/cko-ajnb-iuq

ANSIEDADE E QUALIDADE DE VIDA NOS TRABALHADORES DO CONSULTÓRIO NA RUA EM ALAGOAS DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19

Ansiedade; Qualidade de vida; Profissionais de saúde; Infecções por Coronavirus.

Objetivo: Analisar a associação entre ansiedade e qualidade de vida em trabalhadores do Consultório na Rua do Estado de Alagoas durante a pandemia por COVID-19. Método: Estudo quantitativo, descritivo, do tipo transversal realizado com 49 profissionais do Consultório na Rua de Alagoas. Os dados primários obtidos com entrevistas face a face (17) e online por vídeo chamada (32), utilizando-se: Formulário Sociodemográfico; International Neuropsychiatric Interview (Brazilian version 7.0.2); Inventário de Ansiedade de Beck; IDATE-Traço-Estado e WHOQOOL-BREF. A comparação entre médias foi feita por meio de testes “t” para amostras independentes, após terem atendido ao pressuposto da homogeneidade das variâncias dos resíduos, através do teste de Levene. Quando as variáveis não demonstravam variâncias homogêneas, foi utilizada a análise de Mann-Witney. Para comparar as variáveis com três respostas entre os grupos, a análise de variância unilateral (ANOVA) foi realizada. Associações entre variáveis categóricas foi calculada por meio do teste do qui-quadrado, ou do teste exato de Fisher. Todas as análises foram conduzidas com auxílio do software estatístico R v 3.6.1 (R Core, Vienna, Austria) com o pacote “Rcmdr”. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas sob número 4.198.128. Resultados: Mais da metade dos profissionais do Consultório na Rua de Alagoas são do sexo feminino, com média de idade de 37 anos. Os dados sobre ansiedade mostram que todos os profissionais apresentaram algum nível de ansiedade, todos possuem traço e estado de ansiedade moderado e nove pessoas atenderam aos critérios que apontam para a presença de Transtorno de Ansiedade Generalizada. Para o escore de ansiedade, a média apresentada foi de 11,29 (±10,08) caracterizando os participantes com um escore de ansiedade leve. Quanto aos domínios de qualidade de vida a maior média apresentada foi no domínio das relações sociais (70,06, ±16,48), seguida da qualidade de vida geral (67,34, ±19,40) e do domínio psicológico (63,09, ±11,66). O domínio com menor valor foi o físico (32,33, ±13,30). A associação entre ansiedade e qualidade de vida aponta que a medida que se aumenta a avaliação sobre o meio-ambiente, pôde-se observar aumento no estado de ansiedade do indivíduo. Já quando analisamos o escore de ansiedade e a qualidade de vida obtivemos uma correlação negativa. À medida que se diminuía o domínio físico e de qualidade de vida geral, mais o profissional tendia a apresentar um escore elevado de ansiedade. Também se encontrou significância estatística ao associar o escore de ansiedade e os dados de qualidade de vida nos domínios físico (p. 0,01) e de qualidade de vida geral (p. 0,001). Bem como na associação entre estado de ansiedade e meio-ambiente (p. 0,006). Acerca da associação do TAG com qualidade de vida dois domínios se mostraram significativos: o de relações sociais (p. 0,009) e a qualidade de vida geral (0,002). Conclusão: Este estudo possibilitou analisar o perfil sociodemográfico, as características dos dados sobre ansiedade e qualidade de vida dos trabalhadores do Consultório na Rua e comprovar através de testes estatísticos que existe associação entre eles.

Externa ao Programa - 1543764 - ANA PAULA NOGUEIRA DE MAGALHAES
Presidente - 1120996 - MARIA CICERA DOS SANTOS DE ALBUQUERQUE
Externa ao Programa - 3374540 - REGINA CELIA SALES SANTOS
Notícia cadastrada em: 22/07/2021 11:27