PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: MARIO CESAR FERREIRA LIMA JUNIOR

DISCENTE : MARIO CESAR FERREIRA LIMA JUNIOR
DATA : 04/08/2021
LOCAL: Sala virtual - meet.google.com/xkn-rgbr-kmi

REGISTROS DE ENFERMAGEM NOS PRONTUÁRIOS DEPACIENTES ATENDIDOS NO NAVIO HOPE EM ALAGOAS -

História da Enfermagem, Processo de Enfermagem, Registros de Enfermagem.

Introdução: O objeto da pesquisa são os registros de enfermagem encontrados nos prontuários dos pacientes atendidos pela equipe de saúde do Project HOPE, em sua atuação dentro do Navio HOPE, em Maceió, Alagoas, no período de fevereiro a novembro de 1973. Estes registros explicitam a influência americana sobre a enfermagem alagoana, pois algumas enfermeiras do Projeto compuseram o corpo docente inicial do primeiro curso de graduação em enfermagem do Estado. Objetivos: levantar qual o conteúdo presente nos registros de enfermagem dos prontuários referidos; e verificar se o conteúdo dos registros de enfermagem destes prontuários apontam para a aplicação do processo de enfermagem na assistência a estes pacientes. Metodologia: Estudo quantitativo descritivo histórico-documental realizado com apoio do Centro de Apoio à Pesquisa do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas com a amostra de 446 prontuários, totalizando 523 atendimentos realizados do universo de 951 prontuários. Foram coletados dados sociais e de registros de enfermagem através de formulário desenvolvido no Google ® Planilhas e tratados com funções deste mesmo aplicativo em nuvem para análise estatística descritiva. Resultados: Os instrumentos de registros de enfermagem eram amplamente utilizados por americanas e brasileiras, porém a participação das americanas era maior. As enfermeiras utilizaram folhas de evolução bem como de registros de sinais vitais, checagem de medicações, acompanhamento dos tratamentos prescritos pela equipe médica e pela enfermagem, e o processo de enfermagem registrado em Kardex. Porém, neste último, poucos atendimentos receberam este tipo de documento preenchido corretamente, o que indica que o processo de enfermagem, ainda que estivesse presente no exercício intelectual do trabalho das mesmas, não era registrado devidamente no prontuário do paciente. Conclusão: Os registros de enfermagem utilizados indicavam uma grande apropriação do conhecimento técnico- científico das enfermeiras americanas. Porém, ainda foi encontrada uma baixa proporção da aplicação do registro do Processo de enfermagem, indicando uma baixa apropriação desta prática.

Externo à Instituição - DJAÍLSON JOSÉ DELGADO CARLOS - UFRN
Interna - 2566877 - LAIS DE MIRANDA CRISPIM COSTA
Presidente - 079.925.055-49 - REGINA MARIA DOS SANTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 03/08/2021 17:38